Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

A MAGIA DAS EMBALAGENS J. ROBERTO WHITAKER PENTEADO pag. 8 Nesse artigo, o leitor é convidado para uma viagem pelos símbolos, fantasias e lendas, que povoaram o imaginário da humanidade com embalagens, através de tempos e lugares. A NOVA FRONTEIRA DAS EMBALAGENS FRANCISCO GRACIOSO pag. 16 Nesse artigo o autor historia, brevemente, as grandes contribuições que a embalagem já deu à economia, às empresas e à qualidade de vida do consumidor. Muitos produtos só se popularizaram a partir das soluções proporcionadas pelas embalagens. O autor refere-se, em seguida, ao conjunto de quatro fatores estratégicos que devem presidir o estudo da embalagem na empresa. E O CONSUMIDOR, O QUE PENSA? PAULO CARRAMENHA pag. 24 No contexto competitivo das marcas, a embalagem vem ganhando importância como um dos elementos de maior possibilidade de diferenciação e atração da preferência dos consumidores. A embalagem é a imagem pública da marca e fala com os consumidores ajudando a construir o relacionamento com ela tanto racional como emocionalmente. INTEGRAÇÃO DA EMBALAGEM COM A WEB FABIO MESTRINER pag. 28 Na sociedade da hiperconectividade cada contato com o consumidor é precioso. Estender este contato utilizando a embalagem para conduzir o consumidor até o hot-site do produto é algo novo que começa a ser explorado por empresas do mundo todo. ENTREVISTA SÉRGIO HABERFELD pag. 36 NOVOS DESAFIOS DA INDÚSTRIA DE EMBALAGEM LUCIANA PELLEGRINO pag. 48 Por trás de cada embalagem que chega às mãos do consumidor existe um universo de estudos e tecnologias e um exército de profissionais aptos e focados em proporcionar, por meio da embalagem, maior competitividade para a empresa e segurança e facilidade para o consumidor. E, de perto, a ABRE acompanha e direciona o desenvolvimento dessa indústria. Ín dice

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx