Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
Luciana Pellegrino 49 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M E quais são eles? Comércio exterior é um deles. A balança comercial da indústria brasileira de embalagem é positiva; em 2006 exportamos o equivalente a US$ 377 milhões e importamos U$ 292 milhões. A ex- portação traz competitividade, volume de produção, diluição dos prejuízos pelas oscilações do mercado e, claro, receita em moeda estrangeira. Mas a importação, que ocupa o nosso mer- E em relação aos aspectos funcionais do desenvolvimento da embalagem? Estudos estratégicos, elaborados no âmbitodaAssociação, norteiama atua- ção das indústrias do setor em relação ao consumidor, varejo e mercado. Em qualquer tempo e ambiente o produto será norteado pelo con- sumidor. No estudo elaborado sobre a percepção do consumidor em relação às embalagens, ficou nítido que, para este, produto e embalagem formam um todo único. Oestudo, patrocinado pela empresa Fispal, apontou também que o consumidor sabe identificar os objetivos diretos de um produto, como quantidade apropriada, manu- seio facilitado, ocasião de consumo, resultando na concepção do custo- benefício. Mas os estímulos subje- tivos proporcionados pelo design , resultando em valores emocionais, são tão importantes quanto. As pes- soas são movidas por emoções e as embalagens devem preencher todos os sentidos, como visão, audição, olfato e tato. CADA EMBALAGEM DEVE PRO- PORCIONAR AO CONSUMIDOR O PERFEITO ACONDICIONAMENTO DE SEU PRODUTO, EVITANDO A SUA DEGRADAÇÃO E IMPACTO FÍSICO; APRESENTAR INFORMAÇÕES CLARAS SOBRE O PRODUTO E SEU CONSUMO; FACILITAR SEU MANU- SEIO E APLICAÇÃO; E, POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE, ENCANTAR O CONSUMIDOR. MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE SÃO OUTROS ASSUNTOS MUITO PRE- SENTES NA PAUTA DESTA INDÚSTRIA. AS EMBALAGENS SÃO FERRAMENTAS DE PROTEÇÃO DE PRODUTOS, AGRE- GANDO GRANDE VALOR AMBIENTAL À SOCIEDADE. cado e o bolso do nosso consumidor, vem crescendo a passos mais largos – 33% no último ano contra 23% do desempenho das exportações. E neste campoentramtantoasmatérias-primas como embalagens prontas e produtos acabados. Como resultado, as empre- sas devembuscar aindamais competi- tividade, eficiência e qualidade. Meio ambiente e sustentabilidade são outros assuntos muito presentes na pauta desta indústria. As embalagens são ferramentas de proteção de produ- tos, agregando grande valor ambiental à sociedade ao reduzir perdas e des- perdícios, otimizar o consumo dos insumos e sua distribuição. Mas ainda assim é importante que seu processo fabril seja feito de forma sustentável, otimizando o emprego dos recursos naturais e prevendo a sua forma de reaproveitamento, que no Brasil acon- tece por meio da reciclagem. Além de já oferecer material didático sobre o assunto, a ABRE e seus associados es- tão redigindo as Diretrizes Ambientais do setor que servirão como base para que cada empresa forneça aos seus consumidores a sua rotulagemambien- tal por meio da Auto Declaração, onde pontua-se, de forma didática, como a embalagem contribui para a preservação do meio ambiente.
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