Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
52 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 e da indústria brasileira. E não poderia ser diferente. Estas representam, em números, 80%do contingente empre- sarial brasileiro e precisam competir em patamar de igualdade com as demais empresas que detêm 80% do mercado em valor de vendas. A importância estratégica do assunto já chegou ao governo e o SEBRAE Nacional subsidia o desenvolvimento do de embalagem para micro-em- presários de todo o país. Mais de 300 projetos foramconcluídos, proporcio- nando crescimentos de 10 a 500% às empresas participantes. Para uma empresa crescer deve haver o correto gerenciamento da embalagem, explorando-se todas as facetas dessa ferramenta de com- petitividade. A constante evolução do setor está na pauta de trabalho da ABRE e o sucesso dele está calcado na formação e profissionalização dos técnicos e executivos que atuam na cadeia produtiva de embalagem ou daqueles que gerenciam o seu desen- volvimento nas empresas fabricantes de produtos. Cadaembalagemtemsuahistóriaecada embalagem deve contar uma história, registrando assim a evolução de sua nação.Aembalagemquechegaàsmãos do consumidor traz com ela ganho so- cialparaapopulaçãoedesenvolvimento para o país. Novos desafios da indústria de embalagens ES PM LUCIANA PELLEGRINO Diretora executiva da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem luciana@abre.org.br / www.abre.org .b r Colaboração: GISELA SCHULZINGER Coordenadora do Comitê de design da ABRE e sócia da Haus Design O COMITÊ DE DESIGN DA ABRE Cada vez mais, o design de embalagem é entendido e percebido como uma das principais ferramentas de marketing. Já é uma atividade integrada às práticas estratégicas, mercadológi- cas das empresas e dos negócios e, neste sentido, pode ser considerado um dos pilares de construção e gestão de marca – o branding propriamente dito e por que não dizer, um dos itens importantes no processo de gestão dos ativos intangíveis das empresas. Em função disso, as empresas de produtos de consumo cada vez mais investem em projetos de design de embalagem como parte do seu planejamento estratégico. É neste contexto que surge a importância do Comitê de Design da ABRE, que reúne os principais escritórios e agências de design do Brasil e, portanto, um referencial para o mercado. Este Comitê, dentre outras coisas, tem como objetivos principais a busca cons- tante da melhoria dos serviços de design , a intensificação das atividades de divulgação, exposição e valorização das agências como “empresas com know-how e expertise” para atender aos mercados interno e externo, proporcionando uma representação de caráter empresarial para elas e, por fim, a integração com a indústria de embalagem, permitindo que o trabalho integrado gere maior troca de informações, conhecimentos mais detalhados dos projetos e das necessidades específicas destas empresas, propiciando melhores soluções para clientes comuns e a evolução técnica desse segmento, além do aprimoramento do design brasileiro. Para isso, o Comitê realiza uma série de atividades, como campanhas, workshops , cursos, convênio ABRE/SEBRAE, mas destaca duas principais: a Mostra ABRE de Design de Em- balagem que acontece no mês de outubro de 2007 em São Paulo, e terá por tema “A Revo- lução do Design na Embalagem – a verdadeira relação custo versus benefício” apresentando palestras estratégicas, reunindo empresários das áreas de comunicação, consumidor, gestão de produto e design , além de uma exposição de embalagens que são destaques no segmento e que foram desenvolvidas pelas agências associadas a ABRE e a publicação da Pesquisa Setorial, que reunirá informações muito relevantes e importantes sobre a atividade de design de embalagem, atividade esta diretamente ligada a um mercado que movimenta milhões de dólares por ano no mundo todo. O Comitê de Design da ABRE foi fundado em 1998 e desde então vem lutando pelo que determinou como missão e razão de existir: o reconhecimento do design de embalagem como parte fundamental e estratégica do negócio das empresas.
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