Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
58 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 A pequena empresa descobre a importancia de uma boa embalagem ACESSO AO BOM DESIGN. UM CONVÊNIO QUE ABRE NOVAS PERSPECTIVAS Também para apoiar as pequenas empresas, a Abre firmou um convênio com o SEBRAE para o fornecimento de design de qualidade. Nesse convênio, o SEBRAE encaminha e orienta as pequenas empresas, financiando, a fundos não reembolsáveis, 70% do valor dos projetos; e o Comitê de Design da ABRE, através de sua agência, as atende com uma tabela de preços especialmente reduzidos para tornar viável seu acesso ao design especializado. Os resultados alcançados até o momento são surpreendentes. Aumentos de vendas da ordem de 150%, 200% e até 300% já foram alcançados pelas novas embalagens desenhadas nesse convênio. Afinal, embalagem de pequena empresa não precisa ser “pequena”. Através de suas embala- gens, as pequenas empresas podem ser grandes aos olhos dos consumidores. ALAN BAUMGARTEN Coordenador do Comitê de Fornece- dores para Micro e Pequenas Empresas da ABRE (Associação Brasileira de Embalagem). O funcionamento da embalagem ajuda a compreender o papel que ela desempenha na distribuição do produ- to e a importância da sua contribuição EMBALAGENS RUINS FAZEM O MESMO PERCURSO DA BOA EMBALAGEM, MAS SEUS EFEITOS SÃO DIAMETRALMENTE OPOSTOS, UMA VEZ QUE ELA NÃO ENTUSIASMA NENHUM DOS ATORES E PARTICIPANTES DO PROCESSO DE DIS- TRIBUIÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PRODUTO. ES PM ao processo como um todo. Embala- gens ruins fazem o mesmo percurso da boa embalagem, mas seus efeitos são diametralmente opostos, uma vez que ela não entusiasma nenhum dos atores e participantes do processo de distribuição e comercialização do produto, deixando assim de ajudar o fabricante a obter sucesso com seus produtos. É preciso ainda um grande esforço da indústria, agências e entidades no sentido de esclarecer para as pequenas empresas sobre a im- portância da boa embalagem em seus negócios e como seu fun- cionamento opera uma pequena revolução no desempenho dos produtos no ponto-de-venda. ES PM
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