Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
66 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Case-study A evolução de vendas registrou de 2004 para 2005 um aumento de vendas da MP de 50%; no período de 2005/2006 o crescimento foi de 40% e, de 2006/2007 (1 o trimestre), houve um incremento de 40%. Tais resultados levaram o Carrefour Brasil a se lançar emumnovo projeto: a criação da linha Viver, que deveria ser posicionada como umconjunto de produtos saudáveis da linha de marca própria Carrefour. LINHA VIVER: O NOVO DESAFIO À frente desse novo desafio está a Pande Design Solutions, como responsável por todo o desen- volvimento da marca, envolvendo o conceito estratégico, o naming , a identidade visual da marca, a conceituação das embalagens, os materiais de ponto-de-venda e tablóide. O posicionamento da marca ficou definido como uma “linha de produtos desenvolvida pelo Car- refour para pessoas que optam por um estilo de vida saudável e que escolhem produtos com benefícios claros ao seu bem-estar.” Mais uma vez, como a embalagem seria a principal mídia da marca, a Pande permeou todo seu tra- balho no cuidado dos detalhes para traduzir o conceito e a facilidade de entendimento dos benefícios de cada produto, desde a identidade visual da linha até criação das no- vas embalagens. O lançamento desta nova linha de produtos aconteceu em novembro de 2006 e contou com uma comu- nicação completa e integrada: além do design da embalagem, também foram produzidos materiais de merchandising ( display , faixa de gôndola, wobbler , banner ) e um tablóide especial (dedicado, ape- nas, aos novos produtos). O resultado desse trabalho já se reflete no negócio: a linha Viver, em pouco tempo, passou a cor- responder a quase 10% da MP Carrefour. HOJE, DOIS ANOS DEPOIS DO INÍCIO DO PROJETO DE REPOSI- CIONAMENTO, O CARREFOUR BRASIL TORNOU-SE O LÍDER EM MARCAS PRÓPRIAS, COM 45% DE PARTICIPAÇÃO DE MERCADO NO SEGMENTO MP. IO / JUNHO DE 20 7
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