Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
Mesa- Redonda O que começou com as simples – e claras – funções de proteger, transportar, estocar mercadorias e, um dia, conferir às mercadorias uma identidade, através das marcas – é, hoje, uma importante ferramenta de marketing e até motivo de polêmica numa sociedade cada vez mais consciente acerca das questões de ecologia e sustentabilidade. A Revista da ESPM reuniu um grupo de especialistas em embalagem, para abordar os mais diversos aspectos a respeito do tema, desde a insatisfação cotidiana dos consumidores com a dificuldade de abrir um pacote ou uma lata, até as questões mais complexas a respeito das funções de comunicação que uma embalagem pode ter, no ponto-de- venda, como transmissora das informações a respeito do produto e da própria imagem da empresa – assim como questões mais técnicas tais como biodegradabilidade e reciclagem. A destacar, o consenso significativo entre os participantes, de que, hoje, se descortina um novo e promissor mercado de trabalho para os atuais e futuros especialistas no assunto. JRWP A N O V A F O N T E I R A R WILSON PALHARES CELSO RUGGIERO JULIANA NUNES FRANCISCO GRACIO
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx