Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
88 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 sentidos (abertura, refechamento, consumo, descarte e, se possível, reciclagem). Quanto à reciclagem, pessoal- mente não acredito que o con- sumidor brasileiro já esteja tão “ligado” na questão ambiental; acredito que, quando ele a aborda, é apenas uma estratégia de mar- keting pessoal que o torna “um consumidor engajado e cônscio de suas responsabilidades socio- ambientais”. Mas o fato é que, definitivamente, o modelo de embalagem que nos- sos avós vivenciaram está morto! Esta nova era de paixão pelo consumo é alicerçada – e claro, alavancada – não apenas pela indústria (fabricante e usuário de embalagem) e pelo consumidor final, mas hoje o varejo tem um papel fundamental nas decisões de compra e no desenvolvimento das embalagens. Uma boa mostra desse novo modelo de relação foi dada no Starpack Industry Awards 2007, que premia algumas das melhores soluções de embalagem. Uma das vedetes da premiação foi uma embalagem para alimentos, a Visiopac Alu (imagem 1), que combina conveniência e prati- cidade. Aliás, vale lembrar que alimentos respondem por cerca de 60% do consumo mundial de embalagens! Voltando ao case vencedor, a bandeja de alumínio vai direta- mente ao microondas e a tampa plástica permite que o consumidor enxergue o produto e tranqüilize- se quanto ao seu frescor. Neste caso, a busca por alimentos fres- cos foi atendida pela combinação QUANTO À RECICLAGEM, NÃO ACREDITO QUE O CONSUMIDOR BRASILEIRO JÁ ESTEJA TÃO “LIGADO” NA QUESTÃO AMBIENTAL; ACREDITO QUE, QUANDO ELE A ABORDA, É APENAS UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING PESSOAL. Embalagem: paixão para o consumidor 1 VisiOpac® ALU A EMBALAGEMCOMBINA CONVENIÊNCIA E PRATICIDADE. ALIÁS,VALE LEMBRAR QUE ALIMENTOS RESPONDEM POR CERCA DE 60% DO CONSUMO MUNDIAL DE EMBALAGENS!
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