Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
Liliam Benzi 91 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M vez mais estarão restritos a alguns segmentos de bens de consumo, como perfumaria e cosméticos. A onda das especialidades deverá ser acompanhada de perto pela indústria de embalagem com a oferta de embalagens ainda mais especiais e mais surpreendentes que os próprios produtos. Outro parâmetro novo é que a em- balagem, em muitos casos, passa a substituir amídia convencional. Os es- pecialistas defendem que é preferível investir pesado em uma embalagem de excelência inquestionável, que fun- cione como o outdoor e o anúncio do produto, a distribuir a verba entre vá- rios elementos de comunicação, onde a embalagem é apenas um dos itens. Omotivo é simples: a embalagem é o único elemento do processo que fala com o consumidor com conteúdo e conhecimento de causa; afinal é ela que está com o produto! E ela não o abandona; segue e permanece em sua casa. Enfim, traçar o futuro da indústria de embalagem no Brasil ou no mundo é tão difícil quanto de qualquer outra atividade industrial. Os altos e baixos da economia mundial, as grandes tragédias da natureza – inclusive da natureza humana – e o comportamento do consumidor são praticamente imprevisíveis em sua totalidade. Qualquer previsão AS GARRAFAS PLÁSTICAS PARA O LEITE DAIRY CREST, FEITAS COM POLIETILENO DE ALTA DENSIDADE (PEAD) RECICLADO, POSSUEMTECNOLOGIA DE PRODUÇÃO QUE POSSIBILITA QUE ELAS SEJAM COLETADAS E RECICLADAS, GERANDO RESINAS PADRÃO ALIMENTO. deixaria de contemplar algum as- pecto importante. Só podemos dizer que todo o avanço dessa indústria está hoje calcado em quatro pilares básicos: participação, globalização, lucratividade e sustentabilidade. De fato, a única certeza é que sem em- balagem não há desenvolvimento, não há crescimento, não há vida, pelo menos não nos moldes que a sociedade moderna conhece. LILIAM BENZI Jornalista, assessora de comunicação e consultora especializada em em- balagem. Com uma experiência de mais de 16 anos no setor, é tam- bém Membro Honorário da IPPO (International Packaging Press Or- ganization). ENFIM, TRAÇAR O FUTURO DA INDÚSTRIA DE EMBALAGEM NO BRASIL OU NO MUNDO É TÃO DIFÍCIL QUANTO DE QUALQUER OUTRA ATIVIDADE INDUSTRIAL. QUALQUER PREVISÃO DEIXARIA DE CONTEMPLAR ALGUM ASPECTO IMPORTANTE. ES PM
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