Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
92 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 Q uem não guarda na lembrança a ima- gemde umproduto?Antiga ou recente, ela permanece na memória, seja pela cor, seja pela forma, pela letra ou pela arte gráfica do rótulo. Elementos funda- mentais que muitas vezes, mais até do que preço, determinam a escolha do consumidor no momento da compra. É o poder das embalagens. A construção dessa imagem requer planejamento, estudo conceitual, mercadológico e estratégico. Além de valorizar o produto es- teticamente, a embalagem pre- cisa garantir a clareza de suas informações, a presença de dados obrigatórios, como nos casos das categorias de alimentos e medica- mentos, e salientar os elementos extra-sensoriais, que a tornam muitas vezes inesquecível. Tudo isso para que o consumidor não tenha dúvidas ao escolhê-la entre tantas outras na hora da compra, lembre dessa embalagem quando precisar repor e, se pos- sível, ainda recomende como referência em um mercado tão competitivo. E foi para se ter uma idéia do poder das embalagens que a Re- vista da ESPM ouviu renomados profissionais da área, questio- nando sobre “Qual seria a em- balagem da sua vida?” As respos- tas demonstram a importância do estudo, do quebra-cabeça que é desenvolver um trabalho como esse e, principalmente, da força emocional que uma embalagem mantém no imagi- nário do consumidor. QUANDO A IMAGEM É De bombons a projetos premia- dos, um pouco de tudo foi citado nos depoimentos. Outras tantas referências fazem parte de uma lista de cases indiscutíveis, como a embalagem de Omo (que completa cinco décadas este ano), a forma da garrafa de Coca-Cola, a lata de Leite Moça, a água de colônia alemã Nº 4711 (que há mais de 100 anos usa a mesma embalagem), a caixa de Maizena e tantas outras. Fica claro ainda que, assim como as pessoas não se sustentam somente pela imagem, os produtos também só sobrevivem porque suas embala- gens se misturam com a importân- cia, a qualidade, a necessidade e o papel que vão desenvolver na vida dos seus usuários, como se pode ver a seguir. TUDO
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