Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

Mirela Tavares 93 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M EDUARDO BONATO TW DESIGN São Paulo – SP A FORÇA DO DESIGN A minha visão sobre a em- balagem da minha vida é muito mais de um de- signer do que de um consumi do r. E i s so significa citar a em- balagem lançamento da Coca-Cola 8 oz. Essa embalagem tinha a função de relançar no Brasil a garrafinha de 237 ml da Coca- Cola, um clássico da marca por quase um século (foi desenhada em 1916 pela Root Glass Company de Terre Haute, Indiana) e que foi grande res- ponsável pelo sucesso da marca no mundo inteiro. O objetivo inicial era desenvolver uma embalagem que servisse apenas como um kit que seria distribuído entre os revendedores para comunicar o seu lançamento. A pesquisa para o desenvolvimento foi baseada na própria história da Coca-Cola. Com isso resgatamos várias imagens que compuseram a construção da marca ao longo dessas décadas e, por fim, trabalhamos uma fusão de todas elas. Aplicamos um tom sépia, que trouxe de volta todas as lembranças e nostalgia da marca que fizeram parte do dia-a-dia de muitos ou, senão, de todos os consumidores, em várias épocas da vida de cada um. O resultado em termos visuais, sem comentar o resultado de mercado, que também foi acima do esperado, foi excelente. Hoje, é uma embalagem premiada e faz parte do Museu da Coca-Cola, emAtlanta, EstadosUnidos, que expõe as principais embalagens da marcanomundo todo. Possoconsiderar que essa é a embalagemdaminha vida como designer , porque hoje também faz parte da história da Coca-Cola.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx