Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

Mirela Tavares 95 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M GIOVANNI VANUCCHI OZ DESIGN São Paulo – SP REGISTROS DE ÉPOCAS Escolhas únicas, em qualquer área que seja, são sempre muito difíceis, pois existe uma enorme possibilidade de excluirmos ele- mentos importantíssimos, cada um em seu contexto. No universo da embalagem não poderia ser dif- erente. Períodos distintos, países diferentes tiveram, com certeza, representantes de excelência em embalagem, seja pelo design, seja por representação da sua época, seja ainda pela grande empatia que estabeleceram com o público. Pomada Hipoglós, requeijão Ca- tupiry, manteiga Aviação, vodka Absolut são grandes referências de embalagem. A garrafa contour da Coca-Cola é, porém, imbatível para mim. Nenhuma embalagem se transformou em elemento simbólico tão marcante. Criada em 1915, quase um século atrás, ainda hoje é objeto cult e encanta o público. GISELA SCHULZINGER HAUS DESIGN São Paulo – SP FERRAMENTA DE MARKETING Ao longo de quase 20 anos de car- reira ligada ao design e ao design de embalagem é quase impossível definir a embalagem da minha vida. São inúmeras; cada uma em um contexto de tempo. É um universo tão rico e fascinante, que até hoje me encanto com as soluções das em- balagens produzidas no mundo inteiro, a cada instante. Porém, o mais impressionante é o poder da em- balagemcomo ferramen- É uma embalagem que se tornou ícone do século XX e do modo de vida da sociedade de consumo moderna (com tudo de bom e ruim que ela tem). Com certeza, são poucas as embalagens já criadas no mundo que atingiram esse reconhe- cimento universal. ta de marketing, tanto que já é uma atividade integrada às práticas estraté- gicas, mercadológicas das empresas e dos negócios, sendo considerada um dos pilares de construção e gestão de marca e um dos itens importantes no processo de gestão dos ativos in- tangíveis das empresas. Alguns exemplos: a forma da garrafa da Coca-Cola, a caixa de OMO para construção e identificação da marca OMO, a caixa amarela e preta de Maizena, a lata verde da cerveja Heineken, ou a vermelha e branca da sopa Campbell’s, imortalizada pela arte pop de Andy Warhol. Isto se dá porque a embalageme o produto não são percebidos separadamente e neste sentido a embalagempode determinar como o produto será conhecido, iden- tificado e valorizado pelo consumidor, como os exemplos citados. A mística construída, a experiência com o produto se dá através da em- balagem e é por isso que algumas destas se tornaram ícones da socie- dademoderna e são reconhecidos em qualquer parte do mundo. Assim, finalizo minha reflexão sobre o tema concluindo que a embalagem daminha vida é, na verdade, todo pro- jeto de design de embalagem que me permitir mergulhar neste fascinante universo: o universo da embalagem.

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