Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
96 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 JOÃO RAPOSO QUADRANTE DESIGN São Luis – MA SABOR DE INFÂNCIA Quando penso na embalagem da minha vida, na verdade, penso em duas. O guaraná Jesus, em sua embalagem de vidro (só depois em lata e PET) e seu rosa inconfundível. Embalagem que lembra a infância, o lanche da escola, o almoço de JOSÉ BENTO MAZZ COMUNICAÇÃO São Paulo – SP AO GOSTO DO CLIENTE Não é fácil escolher uma em- balagem “da vida”. Eu que estou há 10 anos com a Mazz penso nos projetos interessantís- simos que passaram por aqui, desenvolvidos em conjunto com pessoas talentosas, profissionais e competentes. Cada pro- jeto de embalagem mar- cou nossa trajetória a seu modo. domingo. O gosto doce de canela é o sabor do Maranhão. O sonho cor de rosa. Todo maranhense o tem, ainda que seja na memória, ao seu alcance, em sua casa. A outra é a embalagem de Nescau, que me acompanha por toda a vida me acordando todas as manhãs. São muitas as lembranças dos usos que dávamos a essa embalagem depois de vazia e que evoluíam à medida que passavam os anos. Inicialmente para guardar bolas de gude, depois nas brincadeiras de rua como chuta lata (quem brincou sabe o que é) e ainda na adolescência, usada em improvisados halteres cheios de cimento. A imagem do raio dominando o ró- tulo e a nossa memória das primei- ras latas com sua proteção metálica, difícil de abrir até a nova e elegante lata com shape . Para mim, um ícone eterno e sempre muito bem cuidado pela Nestlé. Vale destacar o projeto Maionese Sabores, daHellmann’s, que pontuou a entrada da marca em um novo segmento, colocando-a, ano após ano, em patamares de vendas ver- tiginosos. O projeto gráfico rendeu prêmioe, principalmente, aumentoua participação da Hellmann’s em share e vendas. Outros projetos também tiveram uma excelente performance, como os pães light da Pullmann e PlusVita, que entrou na Mazz com a irrisória participação de mercado de 9% e, após quatro anos, passou a disputar a liderança, ora com 32% ora com 33% de share . Outros cases surgem a cada ano, mas, paramim, a embalagemdaminha vida é aquelaque, alémde ter valor estético, geredividendoparaomeucliente, com ganho de mercado, fortalecimento da marca e retorno financeiro.
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