Revista da ESPM - MAI-JUN_2007

Mirela Tavares 97 MAIO / JUNHO DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M LUIS CASTELLARI KEENWORK São Paulo – SP MARCA DE UMA GERAÇÃO um?”. Dulcora foi a bala que saiu da infância e entrou no imaginário dos adolescentes, dos adultos. O drops da paquera que em seu conceito gráfico traduzia o que era inovação. Uma bala quadrada, embrulhada uma a uma, cada letra com um fundo de cor diferente, o que aumentava o suspense sobre qual seria o próximo sabor, a escolha era sempre do destino. Dul- cora, sem dúvida, uma embalagem que inovou, marcou uma geração e, mesmo depois de tantos anos sem ser produzida, ainda está na memória de muita gente. MARGO TAKEDA A10 São Paulo – SP IMPORTÂNCIA CULTURAL A embalagem da minha vida pode ter dois significados diferentes. Quando penso pelo lado emocional, as em- balagens japonesas sempre foram as minhas inspirações. Uma delas que marcou a minha vida foi a de doces japoneses utilizando a técnica do origami, que tinha seis embalagens com um design fabuloso e materiais até chegar ao produto final (sacola da loja, papel de presente, caixa de papel, papel de embrulho da embalageme a própria embalagem do doce). Uma curiosidade sobre a cultura japonesa que pode explicar a im- portância da embalagem para eles: o conceito de presentear no Japão tem umsignificadomuito interessante, que é o costume de não abrir o presente na frente de quemdeu. Eles acreditam que a pessoa que recebe deve sentir toda a intenção e o sentimento que a pessoa quis transmitir. E, para isso, a pessoa deve ficar só, para que possa aproveitar toda essa energia. O design de embalagem no Japão foi uma grande referência para que eu escolhesse a profissão de designer. Uma embalagemque fiz naA10 e que também marcou a minha vida foi a embalagemdecervejaSkol edição limi- tada.Oconceito inovador deutilização de imagemde pessoas nomomento de consumoe aprimeira embalagemcom sleever paracervejamarcaramuma fase desta categoria. Foi uma embalagem premiadaemváriosconcursosnaciona- is e internacionais e ganhouGrand Prix de Design no Festival de Londres. Quando pensei na embalagem da minha vida, na mesma hora veio uma clara imagem emminha mente: drops Dulcora. Talvez porque os anos 60/70 também estão voltando à mente das pessoas ou talvez ainda porque essa embalagem me traga sempre doces recordações. Quem viveu essa época certamente vai lembrar da embalagem desse drops. E quem não viveu com certeza já ouviu falar, pois realmente trata-se de uma embalagem que con- seguiu emocionar gerações. Era a bala do cinema, das festinhas e do namoro. É possível até lembrar do slogan da campanha: “Quadradinho, embrulhadinho, um a um! Você quer

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