Revista da ESPM - MAI-JUN_2007
98 R E V I S T A D A E S P M – MAIO / JUNHO DE 2007 SÉRGIO DE ABREU SÉRGIO DE ABREU DESIGN Belém – Pará VISÃO GLOBAL Quando se trabalha com embala- gens é difícil dizer qual delas é a melhor ou qual a mais importante, visto que cada uma foi criada em situações e para finalidades dife- principalmente os japoneses. Então a solução foi associar o minimalismo japonês a uma marca com linguagem mais próxima do padrão americano, pois assim despertaríamos o interesse dos japoneses (este tipo de público só consumia salsicha tipoViena), visto que eles têm uma grande admiração pelo povo americano. rentes. Mas poderia dizer que uma embalagem para vender lingüiça congelada que desenhei lá no Japão, onde morei por dez anos e onde comecei minha empresa. A minha escolha se dá pelo fato de ter sido diferente na época e favorecido um bom recall para o produto e para a consolidação do fabricante. Foi um dos meus primeiros trabalhos no Japão e tinha uma grande responsa- bilidade, pois o briefing pedia uma em- balagem em três línguas, e desenvolver uma embalagem para três culturas dis- tintas é desafiador. E justamente por ser direcionadapara trêspúblicosdiferentes (brasileiros, japoneseseamericanos), ela também foi inovadora. Assim, tínhamos um produto no pa- drão nacional que precisava conquistar TADEU MATSUMOTO M DESIGN São Paulo – SP UM “RIO” DE REFRIGERANTE Para falar da embalagem da minha vida, preciso falar da embalagem da Tubaína. Certamente essa embalagem marcou a minha infância, muito mais pela imagem do rótulo do que pela garrafa, que era igual à de cerveja. A imagem daquele menino sentado sobre uma Vitória Régia (pelo menos na minha lembrança e interpretação) com o canudinho bebendo um “rio” de refrigerante era maravilhosa! Mas o apelo emocional da embalagem dos Cigarrinhos de Chocolate Pan me faz citá-la como outro exemplo im- portante. Aqueles meninos (um negro e outro branco) “fumando” umcigarro de mentira era o máximo do politica- mente incorreto, mas era alegria da garotada. Não posso esquecer ainda de uma embalagem marcante da própria M Design: a da cerveja Baden Baden. Eu a cito não só pelo premiadíssimo projeto gráfico, mas também por ser exemplode comoumcliente pequeno pode e deve investir em design desde o início, potencializando vendas, reconhecimento e construção de marca de seus produtos. Quando a Imagem é Tudo MIRELA TAVARES Editora da Revista Propaganda. ES PM
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