MAI-JUN-2011

TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS MESA-REDONDA ESCOLA VERSUS EMPRESA: AINDA MAIS DISTANTES? PÁG. 120 No limite da incompetência: contrata esse mesmo! ADRIANA GOMES PÁG. 82 Até quando flexibilizar e reduzir os requisitos na contratação de pessoal é bompara o Brasil e para os negócios? Pagamos preço alto pela falta de visão e interesse pela educação. Corremos o risco de um colapso, abreviando o Princípio de Peter. Empregabilidade e o mercado de trabalho no Brasil DENISE POIANI DELBONI PÁG. 106 No atual cenáriomundial, sobretudono casode países emergentes como o Brasil, não podemser ignoradas as competênciasdosprofissionaisparaquesemantenham empreendedores ao longo dos tempos ou possam mesmo enquadrar-se em situações de trabalho infor­ mal ou outras tantas formas de contratos de trabalho mais recentes. O que está na cabeça da geração super Y RUY LEAL PÁG. 114 O que o jovem super Y tem, ou seja, sua formação técnica, onde obteve isso e os complementos edu­ cacionais que possui, é importante para a empresa contratante. O que desempata, entretanto, é quemo jovem é, seu caráter e o seu comportamental. A empregabilidade e o “capital psicológico” ROSE MARY ALMEIDA LOPES PÁG. 100 Examinam-se os grandes pontos de inflexão no mercado de trabalho, analisando-se o aumento e as novas exigências para a empregabilidade que compõem o que estamos denominando de “capital psicológico”. Indivíduos, escolas e empregabilidade: um trinômio a ser construído FÁTIMA MOTTA PÁG. 140 Este artigo trata do trinômio empregabilidade, indivíduo e escola, discorrendo sobre a necessidade de desenvolver nos profissionais uma consciência mais apurada sobre sua responsabilidade pela em­ pregabilidade e, nas escolas, mudança de postura e programas que integrem competências essenciais. Empregabilidade: um olhar CÉLIA MARIA MARCONDES FERRAZ SILVA PÁG. 134 Por que um bom emprego é uma aspiração de tanta gente?Continuaráasernofuturo?Comopreparar-se paraenfrentarumfuturoincerto?Épossíveladicionar a realização pessoal nessa equação? LEITURA RECOMENDADA PÁG. 158 SUMÁRIO PÁG. 162 ENGLISH ABSTRACTS PÁG. 164 ERRATA CURRÍCULO Na edição de março/abril/2011, o currículo da autora do artigo Líder-mulher ou líder-homem, Fela Moscovici, saiu errado. O correto é: Fela Moscovici é psicóloga, M.A. em Psicologia Social pela Univ. de Chicago, com especialização em consultoria organizacional no NTL Institute, USA. Ex-professora titular da EBAP, FGV/RJ. Fundadora e Didata-Mestra da SBDG. Consultora de Empresas. Conferencista. Autora de artigos e livros técnicos. CAPA Ainda nesta edição, na imagem da capa, a bandeira da Rússia foi representada de forma errada, com a lista vermelha no meio. A sequência correta é a cor branca no topo, seguida pela azul e vermelha por último. TENDÊNCIAS E PESPECTIVAS PONTO DE VISTA A conquista da empregabilidade LUIZ GONZAGA BERTELLI PÁG. 166 A produção do sentido: refle- xões sobre jovens, trabalho e marcas na era digital MARCELO COUTINHO PÁG. 146 A consolidação de uma comunicação ba­ seada principalmente em ambientes digitais contribui para uma nova maneira de “criar sentido” em relação a marcas, empresas e comportamentos. McLuhan e as estratégias publicitárias contemporâneas: transformações nos papéis de produtores e consumidores VANDER CASAQUI PÁG. 152 Este artigo trata de teses de Marshall McLuhan a respeito da publicidade, do consumo e dos papéis associados ao trabalho, discutidas a partir de casos contemporâneos, em especial o Projeto Fiat Mio, em que o consumidor vive o papel de coprodutor.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx