MAI-JUN-2011
R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 112 NOTAS 1. SOUZA, F. Eletronic Publishing at Empregabilidade: o caminho das pedras , disponível em http://www.socultura. com/socultura-universitario-adm-artigos-fernandoalves- -empregabilidade.htm, acesso em: 20/04/10. 2. IBGE, disponível em http://www.ibge.gov.br/home/esta- tistica/populacao/mapa_mercado_trabalho/default.shtm, com acesso em 11/05/2011. 3. MENEZES, M. Educação no Brasil. Jornal O Globo , Rio de Janeiro, 03 Abr 2006, caderno de educação, p.08. 4. POCHMANN, M. Geração na estaca zero. O Estado de S. Paulo , São Paulo, 18 mar 2007, ALIÁS, p.j6. 5. NERI, M. O peixe, a vara e a rede de computadores. Conjuntura Econômica , São Paulo, Fevereiro/2006, p.41-43. 6. GOIS, A. Ensino se massifica no século XX, mas perde qualidade. Folha de S. Paulo , Caderno de Educação, 30 set 2003, disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/ educacao/ult305u13812.shtml, acesso em 10/05/11. 7. Pesquisa realizada pela Fundação Getulio Vargas – FGV/SP: Tempo na escola é menor do que exige lei, Jornal O Tempo , Belo Horizonte, 04/04/2009, caderno Cidades, p.B2O, disponível em http://www.otempo.com.br/ impressao/?idMateria=84783, acesso em 12/05/11. 8. POCHMANN, M. Geração na estaca zero. O Estado de S. Paulo , São Paulo, 18.03.2009, p.J6. 9. IBGE, disponível em http://www.ibge.gov.br/home/esta- tistica/indicadores/trabalhoerendimento/pme/pme122002t- tm.shtm, com acesso em 14/05/2011. ES PM Conclusão Em que pese a importância da formação pro- fissional, que molda e prepara as pessoas para uma determinada atividade ou profissão, a empregabilidade trata-se de termo mais am- plo, envolvendo um conjunto de competências diversas, inerentes ao indivíduo, que lhe permi- temmais fácil inserção nomercado de trabalho, na medida emque diferenciam sua experiência e aprendizado dos demais candidatos. E esse conceito alarga-se ainda mais quando pensa- mos em flexibilidade para adequar-se às novas exigências do mercado de trabalho, o que de- riva não apenas da formação profissional, mas, sobretudo, da aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes dentro e fora da empresa, com a compreensão das mudanças constantes no mercado de trabalho. E até mesmo para aqueles que já compreende- ram que o mercado de trabalho está em franco processo de mudança, os conceitos não ligados única e exclusivamente à empresa fazem a di- ferença: devem estar atentos ao fato de que as empresas, atualmente, comprammais serviços do que contratam empregados, o que cria opor- tunidades de trabalho com maior autonomia, em detrimento dos empregos nos moldes for- mais que conhecemos. Portanto, essa mudança na oferta de vagas pelo mercado de trabalho deve ser vista como oportunidade pelos jovens, sobretudo aqueles com acesso à educação de nível superior, que devem compreender que a oferta que lhes interessa é a de trabalho e não apenas a de emprego formal. E, desse modo, sentir-se com empregabilidade; o que significa ter acesso a trabalho sempre, ter como manter-se financeiramente diante das oportunidades profissionais identificadas, seja com carteira de trabalho assinada, seja como um parceiro num projeto ou trabalho. Somente uma política forte na área do ensino seria capaz de afetar de forma decisiva a empregabilidade de sua população no futuro, seja qual for a forma ou contrato de trabalho. Essa situação vem sendo agra- vada nos últimos anos: entre os empregados de baixa renda(consequentemente,aquelescommenoracesso a uma educação de boa qualidade e à profissionaliza- çãodeummodogeral),houveumaconsiderávelqueda no nível de emprego para a faixa etária compreendida entre 15 e 24 anos, contra umaumento do número de empregados de faixas etárias mais elevadas.
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