MAI-JUN-2011
maio / junho de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 117 Os 10 mandamentos para dar certoo casamento do jovem Y com a empresa Em diversas pesquisas e levantamentos, in- variavelmente é identificado que o jovem da geração Y define a empresa ideal como aquela que proporciona um ambiente de trabalho agradável, desenvolvimento e crescimento profissional acelerados, qualidade de vida em primeiro lugar e que tenha boa imagem no mercado. Estou no mercado de trabalho há 35 anos e ainda não encontrei essa empresa maravilhosa, que consegue afinar crescimento rápido de carreira com qualidade de vida. O jovem é o combustível natural para a con- tinuidade das famílias, da sociedade, dos exércitos e das organizações empresariais. Não há outra matéria-prima para o futuro dos negócios e da própria vida neste planeta. As empresas necessitam dos jovens para se oxigenarem, manterem ativo o seu processo de inovação e perpetuarem suas atividades, produtos e serviços. E os jovens veem nas empresas objetos de desejo para suas emprei- tadas profissionais, ambiente em que poderão exercitar sua capacidade e habilidades. O casamento entre empresas e os jovens é parte integrante na existência de ambos. Apesar desse quase obrigatório instrumento de formação de futuras equipes, o fato é que o mundo ficou menor, mais competitivo e mais exigente. O jovem Y ficou bem mais seletivo, mas a empresa também. Todos buscam encontrar a chave capaz de abrir a caixa da adequação, local onde os desejos de ambos os lados se ajustam. Evidentemente, não conheço fórmula mágica ou rápida (como que- remos jovens), para atender a essa questão, mas ouso sugerir 10 regras para que o amor entre jovens e empresas seja eterno enquanto dure. MANDAMENTOS OS 10 A empresa quer os melhores para o seu quadro de profissionais. O jovem quer a melhor empresa para a concretização de seus sonhos. Porém, essa união de interesses só poderá dar certo se a regra do jogo for clara desde o momento inicial. Entenda-se união de interesses como sinergia de valores. TRANSPARÊNCIA NAS RELAÇÕES SOBRE TODAS AS COISAS 1 NÃO TOMAR SEU NOME EM VÃO O amor sob qualquer condição não dura. Numerosas histórias de insu- cesso são sobejamente conhecidas por serem construídas em cima de salto alto. Há a necessidade de se estabelecerem limites. Não existem jovens super-heróis, como não exis- tem empresas perfeitas. Vive-se com virtudes e defeitos. Se o amor não perdurar, cada um para o seu lado, da maneira mais madura e honesta possível. Críticas após o desfecho denotam imaturidade e incapacidade para aprender com os erros. 2
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