MAI-JUN-2011
maio / junho de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 119 A inveja é uma droga. Olhar exclu- sivamente para o quintal do vizinho impede que se varra bem o próprio quintal. Resultados ou conquistas alheias devem servir como bench marking e nortear no estabeleci- mento de novas metas pessoais. NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS Acreditem: jovem Y de muito talen- to é mortal como todos nós. Possui grandes qualidades e fragilidades também. Jovem Y, em geral, é muito protegido pela família, vivendo e se desenvolvendo sob limites mais largos do que a empresa estará demarcando. Frustração fará parte de sua estrada. Algumas vezes os resultados não serão bons e as propostas apresentadas não serão vencedoras. É essencial saber con- viver com essa realidade e vencer essas naturais barreiras. NÃO ROUBAR OS RESULTADOS E PROPOSTAS ALHEIAS 7 Nas empresas, nemsempre o rio corre para o mesmo lado. É difícil trabalhar comcrenças epensamentosdiferentes. As pessoas não são iguais e numa empresa é necessário saber conviver com ideias e propostas comoutros en- foques. Por isso, asempresasvalorizam adiversidade, pois elapode resultar em novasvisõesou inovadorasestratégias. Não se deve criticar alguém porque pensadeoutramaneiraouporquenão concorda com seus projetos. É preciso saber debater e convencer. NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO 8 O jovem sonha e empenha-se pelo seu crescimento. A ambição por al- cançar outros patamares permeia a vida dos vencedores. Mas, não a qualquer preço. Fazer “escadinha” para subir na carreira queima o filme. Puxar o tapete queima o filme. Ganância queima o filme. É preciso saber construir, com firmeza, a evolução profissional desejada, ultrapassando as dificul- dades que a trajetória apresentar, dizendo não aos caminhos mais curtos, se antiéticos. NÃO DESEJAR O LUGAR DO PRÓXIMO 9 10 JovemYdeve ter omesmo tratamentodos demais nas organizações. Não deve ser tratado como um bibelô ou considerado um super-herói, acima de qualquer suspeita e nãodisponível para trabalhar com “qualquer” atividade/função ou com “qual- quer” um. Pois, se assim ocorrer, será boicotado pelos demais, a informação não chegará e os investimentos das partes envolvidas (jovem Y e empresa), perde-se-ão irremediavelmente. RUY LEAL Atua hámais de 30 anos emcapacitação e inserção de jovens nomercado de trabalho, na orientação de profissionais deRHe educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring . Autor de vários livros. Atualmente é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso. www.viadeacesso.org.br ES PM
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