MAI-JUN-2011
R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 152 e perspectivas Tendências P or V ander C asaqui As est ratég i as pub l ici tá r i as são reg i st ros i nd i spens áve i s do imag i ná r i o de nos s a época, pr incipa lmente quando t ratamos do consumo como cent ra l na est ruturação das sub j et i v i dades contemporâneas . Introdução o aso estivesse vivo, o pesquisador canadense Marshall McLuhan faria 100 anos em2011. Falecido em1980, tem sido aclamado nos últimos anos como o profeta da era da internet, e suas teorias têmsido apropriadas tanto pelo pensamento acadêmico quanto por profissionais do marketing, das novas tecnologias, da publicidade. Conceitos McLuhan e as estratégias publicitárias contemporâneas : transformações nos papéis de produtores e consumidores 1 como “ aldeia global ”, frases como “ o meio é a mensagem ”, entre outros, têm circulado com di- versos significados, muitas vezes sem qualquer compromisso com o sistema de ideias do autor. Não é o propósito deste texto passar a limpo todos esses conceitos, e sim fazer um recorte a partir do que McLuhan discute sobre a pu- blicidade e o consumo. Quando pensamos na maneira como as estratégias de comunicação C Ra2 Studio
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx