MAI-JUN-2011

maio / junho de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 157 VANDER CASAQUI Docente do PPGCOM ESPM. ES PM BARTHES , Roland. Mitologias . São Paulo: Difel, 1987. CANCLINI , Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização . Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1999. MCLUHAN , Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem (understandingmedia) . São Paulo: Cultrix, 1995 [1964]. MCLUHAN , Marshall. McLuhan por McLuhan – conferên- cias e entrevistas (understanding me) . Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. MORIN , Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Relógio d´Água, 1997. ORLANDI , Eni Pulcinelli. A linguagem e o seu funciona- mento: as formas do discurso . São Paulo: Pontes, 1987. BIBLIOGRAFIA NOTA 1. Parte das ideias deste artigo foi apresentada no evento Con­ ference McLuhan Galaxy, Understanding Media Today , realizado entre os dias 23 e 25 de maio de 2011, em Barcelona. estudante, explica-se: preferiu esta identifica- ção, pois tem receio do estigma associado aos “desocupados”. Em suas palavras: “(...) é que, desempregado, muitas pessoas consideram como vagabundo, mas eu não sou um, no momento só desocupado .:D”. Nas entrelinhas, notamos o avesso do discurso de McLuhan – a ativida- de lúdica proposta está longe de substituir a necessidade e o valor do emprego em nossa sociedade. A flexibilização do trabalho pode ganhar significados de modernidade, podemos vivenciar papéis em que a atividade laboral adquire contornos de jogo, de troca social, mas o sorriso construído pelo emoticon (:D) de Reginaldo tem certo ar melancólico. Por fim, a frase presente no perfil do primeiro colocado, o maior colaborador do Projeto Fiat Mio, soa como um alerta em tom urgente: Um alerta a sinalizar que, por mais que o discurso corporativo tenha por função cons- truir um sentido de comunidade harmônica, ajustada a valores e filosofias, há sujeitos que irrompem em dissonância com esses códi- gos hegemônicos quando as promessas não são cumpridas, quando os discursos não se ajustam às ações, quando as “mito-lógicas” não estão em compasso com as realidades e com as expectativas criadas. Uma lição a ser aprendida, em tempos em que as corporações buscam incorporar causas universais, cuidar do planeta, gerenciar aldeias globais . ( ( ONDE ESTÁ O ITEM EXCLUSIVO PROMETIDO PELA FIAT? NÃO RECEBI NADA. APENAS PROMESSA!!! LAMENTÁVEL !!! EMPRESA SEM CREDIBILIDADE É ASSIM MESMO! PROMETE E NÃO CUMPRE!!! (extraído do perfil de Douglas Espíndola, nositewww.fiatmio.cc . Acessoem2/5/11). Iniciado em 2009, o Pro­ jeto Fiat Mio tinha por objetivo a elaboração de um“automóveldofuturo”, com lançamentoprevisto para o Salão do Auto­ móvel de São Paulo, em outubro de 2010.

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