MAI-JUN-2011

R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 28 FORMAÇÃO RELA- CIONADA À ÁREA EM QUE VAI ATUAR PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES EXTRA- CURRICULARES Para efeito de comparação de visões estratégicas sobre a educação, podemos citar a Coreia do Sul, que calcou todo seu projeto de recuperação pós-guerra e cisão na valorização da escola e de seus professores. Hoje, em pouquíssimo tempo, so- mente algumas décadas, opaís temvárias de suas empresas entre asmaiores emais bem-sucedidas do mundo (Samsung, Hyundai e LG são os três exemplosmais conhecidos) e excelentes níveis de desenvolvimentoeducacional (opaís estáno topo do ranking Pisa) e humano (12 o melhor IDH – o Brasil ocupa a 73 a posição). EssabaixaqualidadedoensinonoBrasilresultaem estudantes que chegamaomercado comdiversas lacunas em competências técnicas e comporta- mentais, o que é percebido rapidamente pelas empresas.Desenvolvê-lasécondiçãofundamental para que o jovem garanta o seu passaporte para o mercado de trabalho e a sua empregabilidade. Levantamento feito pela revista Você S/A entre as 30 companhias classificadas no guia “As me- lhores empresas para começar a carreira” revela quais são os principais aspectos que um jovem profissional precisa ter para trabalhar em uma empresa. Em primeiro lugar aparece a formação acadêmica, com 97% − lembrando que isso não valeparaquemquiser seguir carreira técnica, pois vale o certificado dessa área. A fluência no idioma inglês aparece em seguida, com 57%; experiência profissional anterior (50%); participaçãoematividadesextracurriculares(47%);e formaçãorelacionadaàáreaemquevaiatuar(43%). O estudo da Você S/A levantou ainda quais as principais competências que a empresa busca ou vai buscar nos jovens profissionais. Proatividade aparece em primeiro lugar, com 67% dos votos. Em seguida, aparecemdisposição para aprender (47%); aprendizagem rápida (43%); flexibilidade (43%) e responsabilidade (43%). Conhecerasprincipaiscompetênciasequalificações desejadaspelasempresaséomelhorcaminhopara buscarumacolocaçãonomercado.Opróximopasso é conquistar sua empregabilidade, que reside na capacidadedepensar, produzir, criar, aprender e se adaptaràsmudanças.Quantomaismultidisciplinar foroprofissional,melhoresserãosuascondiçõesde conquistar umemprego e semanter nele. O grau de empregabilidade de cada um depende de quanto omercado está e permanecerá interes- sadoemabsorverabagagempessoal eprofissional do indivíduo.Nopassado, por exemplo, oconheci- mento de um segundo idioma era um diferencial competitivo. Hoje, é um pré-requisito. Em uma era globalizada, as mudanças são muito rápidas. As empresas esperam profissionais mais prontos. Buscam também aqueles que possam trazer experiências e conhecimentos adquiridos em bons cursos ou universidades, por isso os verbos estudar , ler , reciclar e atualizar devem ser continuamente aplicados. Hoje ninguém está protegido pelos anos de serviçoprestado aumaúnica ouapoucas organi- zações.Oprofissional temde confiar emseupró- prio patrimônio, no seu conhecimento e em sua experiência, além de ter efetiva participação em cases que possam ser mensurados pelomercado. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ANTERIOR FORMAÇÃO ACADÊMICA FLUÊNCIA NA LÍNGUA INGLESA Fonte: revista Você S/A entre as 30 com- panhias classificadas no guia “As melhores empresas para começar a carreira”. PRINCIPAIS ASPECTOS DE UM JOVEM PROFISSIONAL Ashabilidadesdeum jovem profissional e a capacidade em aprender a realizar resultados prédeter- minadosdevemexigir pouco esforço em energia e máxima eficiência em tempo.

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