MAI-JUN-2011

maio / junho de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 29 No setor de serviços, como o da Gocil, a situação se complica pelas lacunas emcompetências com- portamentais que são identificadas nos recém-chegados ao mercado de trabalho. Não basta ser tecnicamente brilhante, é preciso ter o lado comportamental bem desenvolvido para zelar pela sua empregabilidade. E observando atitu- des é que enxergamos como as pessoas chegam despreparadas das escolas ou das universidades. Emalguns casos, falta a base de tudo, que come- ça lá atrás, no banco da escola: a educação. Por conta disso, muitos jovens não conseguem, por exemplo, ter capacidade de síntese, uma com- petência necessária para quemusa a linguagem, falada ou escrita, formal ou informal. Outros não conseguem ser proativos. Não buscam formas diferentes para resolver um problema. O preparo para entender um ambiente cor- porativo, fazer uma autoavaliação das suas competências e pontos fortes e fracos, algo fundamental para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso, não é algo explorado no mundo acadêmico. Apartir dessa visão e de umplanejamento estra- tégico de longo prazo, a Gocil desenvolveu, em conjunto comuma consultoria internacional, um projeto de Gestão de Competências e trilhas de carreira. Issopermiteque todos os nossos colabo- radores tenham visibilidade de como crescer na organização e saibamquais são as competências exigidas para cada cargo. A avaliação e o feedback dos gestores, em conjunto com os planos de de- senvolvimento individuais e de equipe, possibili- tam perspectivas claras de ascensão profissional e evolução de carreira. O que buscamos em um profissional em um mercado tão competitivo como o de serviços, em que as pessoas são o maior diferencial das em- presas? Profissionais que se motivem sozinhos, não exclusivamente dependentes dos incentivos e políticas da empresa. Pessoas flexíveis, que possam lidar com situações adversas, estresse e desafios. Buscamos pessoas capazes de gerenciar o próprio estado de espírito. Jovens que tenham ambição de crescer profissionalmente através do acúmulo de conhecimento e da busca por resultados. Gente capaz de se comunicar e de ROGÉRIO THAMER Diretor de Planejamento e de Recursos Humanos da Gocil Segurança e Serviços. trabalhar em equipe. Que tenha capacidade de criar, reinventar formas de trabalhar. Sonhar e criar condições para realizar seus sonhos. O Brasil precisa de profissionais para acabar com o “apagão ” de mão-de-obra vigente, que pode comprometer o crescimentodopaís emumfuturo próximo. Os jovens precisam enxergar que têm a soluçãodessegraveproblemaemsuasmãos, apro- veitandoas oportunidades eosdesafios oferecidos pelas empresas para o seu desenvolvimento. Investir em educação e ter ca- pacidade de pensar, produzir, criar, aprender e se adaptar às mudanças é uma das melhores formas para se conquistar um bom emprego e se manter nele. RESPONSABILIDADE APRENDIZAGEM RÁPIDA PROATIVIDADE DISPOSIÇÃO PARA APRENDER FLEXIBILIDADE Fonte: revista Você S/A entre as 30 com- panhias classificadas no guia “As melho- res empresas para começar a carreira”. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DE UM JOVEM PROFISSIONAL ES PM

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