MAI-JUN-2011

maio / junho de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 31 P or C aio P ereira I nfante e R oberta B randi P frimer O j ovem quer seu espaço no mercado de t raba l ho. Sua empresa está pronta para recebê-l o? o mdos grandes desafios que estamos vivenciando está na comunicação entre diferentes gerações e na falta de alinhamento das expectativas entre os jovens e as empresas. De um lado os jovens das gerações Y e digital, ingressando no mercado de trabalho, ansio- sos por uma rápida ascensão profissional, imediatistas, com expectativa por participar mais das decisões da empresa, além de quererem atenção e reconhecimento. Por outro, vemos empre- sas engessadas e tradi- cionais, com uma cul- tura consistente e em constante busca por metas e resultados. Dentre outros desa- fios que enfrentam, destaca-se a relação com os jovens: como se comunicar, motivar e retê-los na organização. Para o jovem dos anos 70 e 80, uma boa fa- culdade era sinônimo de um bom emprego, estabilidade e uma carreira promissora. O mundo corporativo já não é mais o mesmo e os requisitos também são outros e muitos: hoje é necessário ter alguma experiência profissional desde o início da faculdade, falar pelo menos duas línguas, conhecer áreas diversas de seu campo profissional e ter as habilidades neces- sárias para alcançar os resultados esperados. As exigências competitivas somadas às características da “era da informação” pro- movem cada vez mais um jovem que além de gerenciar todo o seu aprendizado ainda precisa gerir a sua própria carreira e sua personalidade. Levantamos seis dimensões que impactam a comunicação e a relação entre jovem e empresa e mostram a diferença de expectativas mais frequentemente encontradas entre ambos: U

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx