MAI-JUN-2011
R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 32 Funcionário versus usuário Aproveitando o jargão desta geração, os jovens esperam ser tratados como usuários, isto é, como pessoas que façam parte do processo e não como simples funcionários apenas, com tarefas operacionais e que pouco influenciam as decisões da empresa. O jovem quer falar e ser ouvido, além de receber atenção e feedback . Por outro lado, o papel cada vez mais ativo dos jovens no que diz respeito a gestão de sua car- reira promove um grande desafio às empresas. Retenção passou a se tornar um dos grandes focos de atuação do RH. O jovem espera que a empresa oriente e “eduque”, e a empresa espera que, ao investir e desenvolver o jovem, este permaneça na organização e contribua por bastante tempo. DESAFIO DO JOVEM: Aprender a se comunicar e respeitar hierarquia. DESAFIO DA EMPRESA: Comunicar de manei- ra clara e transparente o que é esperado dos jovens profissionais. Processos versus flexibilidade As empresas possuem regras e processos em sua operação. Quanto maior a empresa, maior será o nível de complexidade operacional. Entender e adaptar-se aos procedimentos é fundamental para estes jovens terem sucesso no mundo corporativo. Uma empresa não é líder de seu segmento ou atua por mais de 15, 20 anos no mercado sem ter regras bem defi- nidas. O jovem deve controlar sua ansiedade e aceitar que não poderá mudar o futuro de uma organização em poucos meses. Propor mudanças e buscar alguma flexibilidade no ambiente de trabalho é saudável e necessá- rio, mas um “não” deve ser visto como uma oportunidade de repensar, buscar uma nova alternativa criativa e mostrar seu valor, e não como um obstáculo. O trabalho em equipe é de grande importância no aprendizado do jovem. Aqui, cabe respeitar os processos e compreender a interdependên- cia entre as funções. Funcionário Processos Promoção Progressão hierárquica Aprender Comportamento Usuário Flexibilidade Incentivos Empreendedorismo Reconhecer Conhecimento EMPRESA JOVEM RELAÇÃO EMPRESA VERSUS JOVEM ( ( L.L., programador web, 25 anos, comenta } Enxergo o trabalho como algo que precisamos gostar, para pôr em prática o que a gente apren- de, e não como algo a ser imposto. ~ ( ( R.S., designer, 19 anos, fala de sua decisão pela empresa em que está estagiando: } Procurei uma empresa que me ensinasse, desse oportunidade de eu aprender e de expor meu trabalho. ~ M. Dueñas
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