MAI-JUN-2011

R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 34 Usar a criativadade para ob- ter flexibilidade no ambiente de trabalho não deve ser en- carado como um obstáculo e sim como algo saudável e necessário ao desenvolvi- mento profissional. quia e as políticas da empresa. Ser imediatista pode ser uma armadilha para eles. Eles devem buscar um diálogo aberto e transparente, po- rém sempre de maneira profissional. DESAFIO DO JOVEM: Fazer a diferença na organização que trabalha, trazendo novos conceitos e ideias criativas ao negócio. DESAFIO DA EMPRESA: Reconhecer e apoiar o trabalho do jovem. Progressão hierárquica versus empreendedorismo O jovem hoje já não vislumbra uma carreira de anos namesma empresa. Muitas vezes não sabe ainda aonde quer chegar ou onde estará daqui a 5 ou 10 anos. O século XXI é dinâmico, mudan- ças ocorremdemaneira rápida e desorganizada, refletindo nas escolhas e atitudes dos jovens. A estrutura das empresas tende a ser mais horizontal, commenos hierarquia e mais par- ticipativa, dando oportunidade e voz a todos que nela atuam. O jovem busca novas experiências, quer co- nhecer um pouco de tudo e acaba por não se aprofundar nos assuntos que lhe competem e acaba não tendo forças para superar obstácu- los, pois pelo dinamismo dos mercados de hoje, mudar o caminho é mais fácil do que superar um novo desafio. DESAFIO DO JOVEM: gerenciar sua carreira dando oportunidade para aprofundar-se mais em determinadas áreas. DESAFIODAEMPRESA: compreender asdiversas necessidades dos jovens e propor novos vínculos. Aprender versus reconhecer Para muitos jovens, a faculdade ensina uma metodologia e passa uma ideia do que acontece no mundo real dos negócios. A semelhan- ça entre estes dois mundos é que todos os projetos, dentro e fora da universidade, são estruturados e executados de acordo com esta metodologia, enquanto a diferença é que no trabalho a responsabilidade é maior e o tempo é mais corrido, logo o processo tem de ser mais rápido e algumas partesmetodológicas acabam sendo deixadas de lado, podendo comprometer o resultado final. ( ( R.S., estagiário de Design que está desde janeiro de 2011 estagiando numa consultoria, comenta que espera estar numa nova posição dentro de 2 meses: } Me passa para o campo de batalha mais forte que eu quero trabalhar! (...). É como um jogo (vídeo game). Você precisa passar de fase, e se você não pas- sa, você enjoa de jogar. ~ Olly

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