MAI-JUN-2011
maio / junho de 2011 – R E V I S T A D A E S P M 35 Oaprendizadocontínuosetor- na imprescindível para muitos jovens no desenvolvimento da carreira. Aprender novas formasdemelhoraraindamais seutrabalhoéumadasmanei- ras de ser reconhecido. CAIO PEREIRA INFANTE Diretor de marketing e novos negócios da Fellipelli, formado em Comunicação Social pela ESPM e pós-graduado pela University of Tech- nology Sydney. ROBERTA BRANDI PFRIMER Gerente de relacionamento da Fellipelli, formada em Psicologia pela PUC-SP e pós-graduada em Mediação de Conflitos, também pela PUC-SP. ES PM O jovem, seja estagiário ou recém-formado, quer ter a oportunidade de aplicar seu co- nhecimento, recém-adquirido na faculdade, no trabalho e, portanto, busca oportunidade de realização. Por outro lado, espera cons- tantemente receber feedback e se desenvolver, aprender novas formas demelhorar aindamais seu trabalho e ser reconhecido por isso. DESAFIO DO JOVEM: adaptar o aprendizado adquirido na faculdade à realidade da empresa. DESAFIO DA EMPRESA: oferecer a possibili- dade de o jovem aplicar seu conhecimento na sua área de formação. Comportamento versus conhecimento Num mercado cada vez mais competiti- vo, um dos filtros mais relevantes que as empresas utilizam na hora de contratar é a avaliação de perfil ou de personalidade. Analisar o comportamento do profissional se tornou um recurso para a garantia de uma contratação mais efetiva. Para o jovem, esse é mais um desafio que ele encontra ao enfrentar uma entrevista de trabalho. Não basta conhecer várias línguas, ter uma boa formação, experiência anterior, entre outros quesitos. É necessário também conhecer-se, saber falar de si e gerenciar seu próprio comportamento. Aquele jovem que já tem certo autoconheci- mento sabe seus pontos fortes e seus pontos a serem desenvolvidos, pode gerenciar melhor seu comportamento numa entrevista ou numa dinâmica de grupo. DESAFIO DO JOVEM: conhe- cer-se. DESAFIO DA EMPRESA: equi- librar comportamento e conhe- cimento de modo a encontrar a melhor medida numa con- tratação. Portanto, vemos que estão sur- gindo novos desafios no mer- cado de trabalho. Enquanto as empresas estão buscando atender as novas tendências do mercado e buscando um modo de incluir esse jovem que está chegando às empresas comnovas expectativas e demandas, o jovem está identificando novos nichos de atuação e encontrando novos desa- fios num mercado cada vez mais competitivo. A comunicação entre empresa e jovem é fun- damental na medida em que as expectativas muitas vezes se divergem no que diz respeito a: vínculo de trabalho, o que é esperado em termos de resultado, os incentivos, autonomia, reconhecimento e comportamento. Portanto, cabe a ambos buscar uma aproximação que atenda às necessidades de cada parte. ( ( R.S. comenta: } A empresa onde eu trabalho tem um time que reco- nhece os valores da minha área. ~
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