MAI-JUN-2011

P mpregabilidade, ou a qualidade de quem é empregável, é um conceito relativamente novo na língua portuguesa. Segundo o Wikipédia, a palavra foi usada pela primeira vez em 1990, pelo Prof. José Augusto Minarelli. Poderíamos perguntar por que esperamos tanto para incorporar ao português um conceito que nos parece tão óbvio; mas é o próprio Prof. Minarelli quem nos dá a resposta, quando diz que empregabilidade é a capacidade de adaptação às mudanças provocadas pela globalização, abertura das economias e novas tecnologias de produção. Acima de tudo, como concordam os próprios diretores de RH das em- presas, a necessidade de manter-se empregável transfere ao indivíduo a responsabilidade pelo planejamento e administração de sua carreira. Por melhor que se sinta no emprego, o funcionário deve manter-se sempre atualizado e atento às mudanças do ambiente de negócios que poderão torná-lo obsoleto de um dia para o outro. Como manter a empregabilidade? A primeira parte da resposta é, certamente, a educação superior. Segundo pesquisa recente do IBGE, com dados referentes a 2009, o salário médio das pessoas com grau universitário é 225% maior do que o das pessoas que não concluíram a faculdade. Mas, como nos foi dito por nossos entrevistados desta edição, a empregabilidade é também uma questão de princípios, valores e comportamento. Cada vez mais, as boas empresas insistemno aspecto comportamental, esperando que os candidatos demonstrem ter senso de responsabilidade pelo cumprimento do dever, capacidade de trabalhar em grupos, disposição para o trabalho árduo, espírito de iniciativa e liderança, entre outros. Consideram também importante que o jovem demonstre ter princípios e valores éticos, em seus relacionamentos com terceiros. Portanto, não existem muitas alternativas. O melhor mesmo é tomar a nossa carreira em nossas próprias mãos. Invista em si mesmo, buscando de preferência aperfeiçoar as suas boas qualidades. Trace objetivos cla- ros de vida e lute para alcançá-los. Finalmente, aceite este conselho de quem já passou por tudo isso: procure sempre trabalhar em empresas cujos princípios, valores e objetivos se coadunem com os seus próprios. FRANCISCO GRACIOSO Presidente do Conselho Editorial Empregabilidade é uma rua de mão dupla E PARA ASSINAR, LIGUE: (0XX11) 5085-4508 OU MANDE UM FAX PARA: (0XX11) 5085-4646 - SITE: WWW.ESPM.BR C onselho editorial Francisco Gracioso – Presidente Alexandre Gracioso Hiran Castello Branco J. Roberto Whitaker Penteado MTB n o 178/01/93 Thomaz Souto Corrêa C oordenação E ditorial Lúcia Maria de Souza P rojeto G ráfico e E dição Miriam Duenhas C omercial José Mauricio Pires Alves e-mail: jose.alves@espm.br Maitê Lorente e-mail: mlorente@espm.br Tel.: (11) 5085-4679/4643 C apa Haus + Packing Design R evisão Anselmo Teixeira de Vasconcelos Antonio Carlos Moreira R edação Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 São Paulo – SP – CEP 04018-010 Tel.: (11) 5085-4508 Fax: (11) 5085-4646 e-mail: revista@espm.br I mpressão Editora Referência Rua François Coty, 228 CEP 01524-030 Tel.: (11) 2065-0766 Fax: (11) 2065-0721 e-mail: grafica@editorareferencia.com.br D istribuidor E xclusivo Fernando Chinaglia Distribuidora S/A R evista da ESPM – uma publicação bimestral da Escola Superior de Pro- paganda e Marketing. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. Professores, pesquisadores, consul- tores e executivos são convidados a apresentarem matérias sobre suas especialidades, que venham a contri- buir para o aperfeiçoamento da teoria e da prática nos campos da adminis- tração em geral, do marketing e das comunicações.Informações sobre as formas e condições, favor entrar em contato coma coordenadora editorial.

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