MAI-JUN-2011
R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 62 O LinkedIn, é amaior rede social voltada, especialmente, para o relacionamento profissional, fortalecendo o net working e futuras boas propostas de emprego, tanto no Brasil quanto no exterior. A página de perfil é essencial- mente um currículo on-line. A equipe de gestão da rede é composta por executivos vindos de empresas como Yahoo!, Google, Microsoft, TiVo ePayPal. OLinkedIn está disponível em seis idiomas: inglês, português, francês, alemão, italiano e espanhol. OBrasil lidera a participação latino-americana no site com três milhões de contas e crescimento de 428% entre 2010 e 2011, de acordo com informações do LinkedIn. bém por possibilitar que ele estabeleça novas relações profissionais. Não que se defenda a objetividade como algo mais importante que a subjetividade das escolhas. Mas, nesse caso, é mais oportuno que se comece o MBA, devido ao momento de transição em si. Por sua vez, a especialização em cinema não deve ser descartada, apenas postergada para um futuro próximo. “Pontes” são fundamentais para a estratégia de uma carreira, na perspectiva a médio e lon- go prazos. Cabe a pergunta: como construir acessos aos objetivos pessoais? Para isso, é preciso ter em mente a área de atuação de forma ampla e também como coadjuvante a outras. Por exemplo: um jovem profissional de criação que não consegue um estágio em uma boa agência de propaganda pode tra- balhar em uma produtora de comerciais ou em um estúdio fotográfico. Como resultado dessa investida, vai adquirir experiência técnica naquilo que um dia será o produto final de seu trabalho como criador, poderá descobrir um novo caminho que nunca aventara e que o realiza mais, ou conhecerá profissionais de criação – que contratam sua empresa – em situação mais favorável do que a de pedinte de estágio , possibilitando um contato no futuro para avaliar seu portfó- lio e, quem sabe, abrir portas com maior efetividade de contratação. Outras “ pontes ” podem ser desenvolvidas como atividades paralelas à ocupação prin- cipal, como aproximar-se de entidades de classe, participar de grupos de estudo. E há circunstâncias que sugerem até certo downsize temporário para chegar aonde se quer. Um executivo de área comercial, para mudar para a área financeira, pode sentir resistência em novos empregadores, em face de suas ótimas qualificações para a função atual e nenhu- ma para a desejada. Se ele procurar, poderá encontrar uma empresa de menor porte ou aceitar um cargo em nível hierárquico inferior ao seu atual – o que significa menor salário – para se qualificar curricularmente e experien- cialmente, por um tempo definido. Em breve, (1) poderá ter uma nova proposta interna em sua empresa de transição, considerando que suas qualificações são mais seniores do I) II) III) M. Dueñas
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