MAI-JUN-2011

R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 64 É importante perceber que tanto o olhar deve ser pragmático para o que se precisa agora, para a etapa em que se encontra neste mo- mento, quanto para “pontes” e qualificações necessárias para a próxima etapa. Vale pensar no que o mercado pode esperar de você e de como você pode ser um elemento diferencia- dor e agregador para a empresa ou função que você está prospectando. O perfil para a vaga de gestor requer exigências complexas que, pensadas como um pacote fechado, completo e estanque, pres­ supõemhabilidades como: visão de processos, multidisciplinarida- de, capacidade de negociação, perfil de liderança, empreendedo- rismo, criatividade, ética e networking . Início Até a efetivação contratual do profissional : Neste momento, as funções possíveis são as de estágio e de trainee . O que é valorizado em um processo seletivo é a formação educacional – em especial, o reconhecimento pelo mercado da faculdade onde esse indivíduo estuda – e sua vivência pessoal através de atividades extracurriculares – cursos, viagens, voluntariado, participações em grupos de estudo ou de mobilização –, o que poderá ajudar se for devidamente tradu- zido como valor potencial para a área onde o candidato pretende ser inserido. Por exemplo, há alguns anos, um aluno de Comunicação da ESPM, durante uma sonhada viagem-mochilão pela Austrália, trabalhou em um restaurante para complementar a mesada. Aproveitou sua proximidade com o patrão e sugeriu uma son- dagem com clientes para avaliar a percepção da qualidade dos serviços prestados. Realizou a pesquisa, conquistou mais espaço no trabalho e, quando voltou, ostentava este aprendizado e a experiência como diferencial no seu currículo. 1) Entre dois e oito anos de carreira É a hora de, literalmente, colocar a mão na massa na prática de tarefas que levaram o profissional a escolher aquela atividade. É quando, literalmente, o diretor de arte vai criar, o planejador vai planejar e o executivo comercial vai negociar. As funções mais comuns são as de analista, coordenador, supervisor e gerentes, para o que serão exi- gidas competências técnicas e experiências profissionais acumuladas. 2) Entre oito e quinze anos de carreira A experiência acumulada e o saber fazer se transportam para a liderança de equipes e de projetos, onde as qualificações mais impor- tantes são a capacidade de gerir e de apresen- tar resultados. É o momento de cargos como gerência plena, alta gerência e de direção. 3) Com mais de quinze ou vinte anos de carreira O conhecimento acumulado e a experiência técnica e de gestão abrirão espaço para os mais altos cargos diretivos e gerenciais em uma empresa ou, ainda, para atividades empreendedoras próprias ou de consultoria. 4) Picsfive

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