MAI-JUN-2011
R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 68 Coletivar, que, às vésperas de seu lançamento, foi transformado em ZipMe, passando a reunir ofertasdevários sitesdogênero. “Tivemos contato com o segmento de compra coletiva on-line, o que nos levou a investir na internet como business e não apenas como ferramenta de marketing. Começamos com um site que era uma espécie de Peixe Urbano.” Na semana do lançamento, os sócios leram uma matéria de um site de compras coletivas que havia recebido um investimento de R$5milhões eoutroque jápossuía100mil cadas- trados. “Não inventamos a roda, pelo contrário, só vimos um negócio que estava surgindo e que faziamuito sentido para cinco sites. Hoje, são 800 sites de compra coletiva”, explica Wroclacrosk. Validando a afirmação do sócio, Chaves conclui: “Agentepensou: se temalguéminvestindoR$ 20 milhões nesse tipo de site, é porque tem alguma coisa boa nesse negócio.” E eles estavam certos. O empreendimento chamou a atenção do mercado e, dois meses depois do lançamento, o projeto foi comprado pelo grupo BuscaPé e rebatizado de SaveMe. Emquatromeses, o SaveMe já havia aumentado em10 vezes sua audiência, contabilizandomais de 40 milhões de acessos por mês. “A ESPM foi a base do conhecimento para chegarmos até aqui!”, assegura Wroclacrosk. Puro entretenimento! Já a executivaMarthaCavalheiro, vice-presidente demarketingda20thCenturyFoxLatinAmerica, estava iniciando o terceiro semestre da faculdade quando foi contratada para o seu primeiro em- prego em uma pequena agência de propaganda. “Ummês depois que comecei como assistente de mídia,surgiuumaoportunidadenodepartamento e fui efetivada.” Dois anos mais tarde, ela trocou a agência por um estágio na Nestlé para ter a experiência de trabalhar em uma multinacional. “Passei um ano e meio lá e por indicação de um amigofuitrabalharnaempresaquetemposdepois viriarepresentaraNokianoBrasil. Tiveoprivilégio de participar do start-up da companhia no País.” Apartir daí, acarreiradeMarthadecolou. “Quan- do me formei, aos 23 anos, já ocupava o cargo de gerente de marketing da Nokia. Sabia que preci- sava me preparar aomáximo para ter conteúdo e sustentar uma carreira que estava avançando de forma muito rápida”, comenta a executiva, que na época foi fazer uma pós-graduação na ESPM. “Logo que terminei o curso comecei a trabalhar na Fox. Depois soube que o fato de eu ter feito a pós influenciou bastante na minha contratação.” Hánove anos,Martha é responsável pelomarke- ting dos filmes da Fox no mercado latino-ame- ricano. “Comecei como gerente de marketing. Em dois anos, tornei-me diretora de marketing. Mais dois anos assumi a função de diretora de marketing para a América Latina. Como a área regional da Fox para a América Latina fica ba- seada no México, mudei-me para lá. Foram dois anos morando fora.” Por razões pessoais, ela precisouvoltar para oBrasil e,mesmo àdistância, há cinco anos foi promovida a vice-presidente da área. “Gosto do que eu faço, trabalho feliz e isso faz diferença. O fato de gostar de interagir com as pessoas e trabalhar em grupo pesou muito na minha promoção para esse cargo, já que re- gionalmente temos de liderar mais de 20 países, e fazer a ponte com a matriz em Los Angeles”, avalia Martha. “Minha facilidade para línguas tambémajudou, e, nomeu caso, é imprescindível dominar inglês e espanhol fluentemente.” Segundo ela, as relações mudaram no mercado de trabalho, pois, atualmente, as estruturas estão } Guilherme Wroclacrosk e Hei- tor Chaves, sócios na criação do projeto SaveMe, não tiveram medo de trocar o cer to pelo duvidoso. ~
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