MAI-JUN-2011
R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 72 Rumo a Harvard! No início dos anos 2000, Leila Velez, presi- dente do Instituto Beleza Natural, começou a sentir as “dores do crescimento de sua empresa”, como ela mesma define. Como antídoto, ela optou pelo curso de adminis- tração com especialização em marketing da ESPM. “O aumento de tamanho da empresa veio junto com a necessidade de implan- tar uma gestão mais complexa”, detalha a empreendedora. “O desejo de crescer e expandir o negócio sempre foi muito claro para mim e meus sócios, mas sentíamos na pele a urgência em estruturar a empresa e profissionalizar a gestão.” Assim, cada aula virou uma espécie de laboratório para Leila. “Era como se eu fizesse uma auditoria diária na minha empresa, comparando os conheci- mentos que estavam sendo adquiridos com o momento do Beleza Natural. Fiz o primeiro planejamento estratégico do meu negócio com a ajuda da Empresa Júnior da ESPM, enquanto ainda era aluna.” E pensar que a primeira unidade do Beleza Na- tural foi aberta com um capital reduzido e muita vontade de realizar um sonho antigo. “O boca a bocapositivoatraiucadavezmais clientes.Afinal, umcabelobonito significa autoconfiança, alegria e satisfação. Sentíamos esta transformação em nossas vidas e queríamos proporcionar esta solu- ção para um número cada vez maior de pessoas. Levar mais beleza ao mundo!” Atualmente, Leila está desenvolvendo o pro- jeto “Beleza Natural Ideal”. “Estamos compi- lando nossos 17 anos de experiência e todos os indicadores de sucesso dos 11 Institutos já existentes para a construção de um modelo ideal do negócio, visando a expansão mais acelerada da rede a partir de 2012.” A ideia dessa iniciativa é replicar as melhores práti- cas já desenvolvidas pela rede, de forma que as novas unidades sejam mais econômicas e sustentáveis. “Queremos expandir a empresa para os principais estados alvo no Brasil e nos preparar para, em alguns anos, alcançarmos a expansão internacional”, prevê a profissional, que já está de malas prontas para os Estados Unidos. “Vou fazer um curso chamado OPM (Owner/President Management Program), em Harvard. Procuro estar sempre conectada com as novidades do mercado.” Para ela, mais do que dar ordens, ser empre- endedor é isso: “É colocar a mente, o corpo, coração e alma a serviço de um sonho. A entrega é total. Não há garantias. O risco só é sobrepujado pela confiança de que o negócio vale muito a pena.” ES PM Rede de relacionamento Há 11 anos, quando ainda era gerente de pro- dutos de Marcas Próprias da Sonae Distribui- ção Brasil (atual Wal-Mart), Ana Luísa Toillier fez um curso de pós-graduação emmarketing na ESPM. “Logo depois do curso, fui promovi- da a gerente de categoria”, lembra a executiva que desde janeiro deste ano ocupa o cargo de gerente geral de marketing da SanDisk para o Brasil. “Atuo na área de marketing e vendas há 14 anos, desde que me formei no curso de administração de empresas.” Ana Luísa afirma que o networking tem sido fundamental para o desenvolvimento de sua carreira, que teve início com um estágio na Xerox do Brasil. “Foi por meio de uma boa rede de relacionamentos que consegui realizar grandes negócios para as empresas nas quais trabalhei, bem como ser indicada para vagas em novas companhias.” Ryger ANNA GABRIELA RODRIGUES ARAUJO Editora de redação da revista Marketing .
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