MAI-JUN-2011
R E V I S T A D A E S P M – maio / junho de 2011 76 o Brasil vive um momento singular. Sua estrutura macroeconômica, a projeção das companhias e dos produtos made in brazil , o bom desempenho em vários segmentos de atividade e o mercado interno aquecido, tudo isso impulsionado pela realização da Copa doMundo de 2014, seguido de Olimpíada em 2016, fazem o país “estar na moda”, evidentemente em destaque dentro do bloco dos BRICs. E essa atratividade não é abalada sequer diante de um possível surto inflacionário e de problemas reconhecidos em áreas como energia e infraestrutura de trans- porte. Há uma crença, portanto, de que esses problemas são superáveis ou serão superados com todo esse desenvolvimento esperado. Mas, apesar do momento propício, o país vive um dilema de gestão porque há um “apagão” em algumas carreiras, devido, por um lado, à carência de mão de obra e, por outro lado, ao baixo engajamento e à alta rotatividade dos profissionais da geração Y. Assim, está-se diante de um dilema: como dispor de recursos huma- nos, especialmente de talentos, para ajudar a conduzir o país em sua rota de crescimento? Analisemos primeiro o apagão em certas car- reiras. Na última década, houve um boom em vários cursos universitários mais up-to-date , como Tecnologia da Informação, Gestão da Mídia Digital, dentre outros. Carreiras tradi- cionais, então, ficaram em segundo plano. Essa migração, relacionada a umpretenso ocaso das carreiras ditas “tradicionais”, foi mais bem de- tectada na rápida retomada na economia após 1946 1950 1955 1960 1964 1980 2000 GERAÇÃO X GERAÇÃO BABY BOOMER CARACTERÍSTICAS: • vida estável • preferência por quantidade • seguro • difícil de ser influenciado de 1940 a 1960 O termo “baby boomer” refere-se à explosão demográfica causada após o fim da Segunda Guerra. Alguns dividem essa geração em duas partes: 1. Primeiros Boomers (1946 a 1954) e 2. Boomers Posteriores (1955 a 1964). de 1960 a 1980 Rebeldes para os padrões até então esta- belecidos, receberam o nome de “X” porque queriam estudar mais para entender seus comportamentos tão estranhos à época. CARACTERÍSTICAS: • ruptura com os valores das gerações anteriores • preferência por qualidade • busca por direitos e liberdade • ambição pelo poder de 1980 a 2000 Também chamados de geração Mil- lennials, por nascerem exatamente na mudança do milênio, essa geração ainda não possui uma unanimidade no que diz respeito ao seu período de classificação. Como são os descendentes da geração X, achou-se por bem usarem a próxima letra do alfabeto. CARACTERÍSTICAS: • estão sempre conectados • preferem computadores a livros • vivem em redes sociais • buscam sempre novas tecnologias O 1940 GERAÇÃO Y
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx