Revista da ESPM MAR-ABR_2007
102 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Coca-Cola por seus consumidores ESTRATÉGIA 4: CONSTRUÇÃO DE RE- LAÇÕES PERCEBIDAS COMO PRIVILEGIADAS A dinâmica das promoções des- cr i t a ant er iorment e ant ec ipa a quarta estratégia de singu- larização que se constitui na construção de relações privile- giadas com pessoas de um uni- verso diverso do seu próprio. Neste caso, falamos de pessoas mais próximas do universo dos produtos Coca-Cola. até hoje Luíza os guarda como lembrança e para usar com seus outros netos, se eles quiserem, um d i a . O f unc i oná r i o dá a ela ainda vários cartazes de ponto-de-venda que são então utilizados para decoração do salão. O e x emp l o ma i s i l u s t r a t i vo de s s a p r á t i ca f o i o da f e s t a Coca-Cola, realizado por Luíza (62 anos) e sua família para a f e s t a de s eu ne t o , no s eu an i ve r s á r i o de o i t o ano s . A cada ano a família procurava um tema para a decoração da festa. Nesse ano em particular, Luíza nos explica que a família não tinha mais idéias e uma amiga sugeriu adotar, então, Coca-Cola como tema. A festa come ç a a s e r p l ane j ada . O desa f i o cons i s t e em compor essa festa sem recorrer às lo- jas habituais pois não havia produtos Coca-Cola à venda. O plano consiste, então, em mobilizar a família e amigos para darem o “melhor de si”. Um de seus filhos obtém, na in- ternet, imagens e logotipos da Coca-Cola e faz um modelo de convite para a festa. Sua filha, que t raba l ha em um g rande supermercado, consegue tomar emprestadas duas grandes gar- rafas de fibra de vidro utiliza- das para decorar o espaço de venda e que servirão agora para decorar o salão. Luíza, com o convite customizado em mãos, procura o engarrafador local para pedir ajuda. Ela explica suas condições: “eu não quero refrigerante de graça. Isso eu posso comprar. Mas eu quero brindezinhos para dar às cri- anças ” . Ao ve r o conv i t e , o f unc i oná r i o se en t us i asma e resolve ajudá-la, dando peque- nas sacolinhas com chaveiros, l áp i s , bo r r a cha s e c ane t a s . Esses objetos foram distribuí- dos como brindes na festa e Nesta mesma estratégia encon- traremos o colecionador de Coca-Cola. Ao longo de sua vida, ele acumulou milhares de embalagens, objetos, materiais promocionais, fotos, recortes de jornais.
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