Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Roberta Dias Campos 103 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M O b o l o d e a n i v e r s á r i o f o i encomendado pe l a i rmã de Luíza a uma padaria que o fez e spec i a lmen t e em f o rma de t amp i nha de Coca -Co l a . Os pirulitos foram embalados em papéis com o logo impresso da i n t e r ne t pe l a imp r e s so ra doméstica da família. Nesta mesma estratégia encon- t ra r emos o co l ec i onado r de Coca-Cola. Ao longo de sua vida, ele acumulou milhares de embalagens, objetos, materiais promocionais, fotos, recortes de j o r na i s . Tr ocam en t r e s i objetos que têm em duplici- dade ou, após se conhecerem em even t os mund i a i s , cons - t r oem uma ami zade a t r avé s da oferta de presentes para a coleção uns dos outros. A for- ma de obtenção de objetos para coleção passa também pelos contatos especiais e não pela compra habitual como fazem os consumidores comuns. Os colecionadores obtêm kits pro- mocionais completos ou gar- rafas comemorativas (que são valiosas na rede de troca dos colecionadores) através de re- lações de amizade que mantêm com funcionários da empresa. Com o tempo, sua coleção tor- nando-se importante no Brasil, muitas vezes eles devolvem o gesto de apoio à Coca-Cola, em eventos, através do empréstimo de itens de sua coleção. Ao descrever cada objeto, o cole- cionador entrevistado valoriza a história que fez com que ele pudesse ter acesso àquele ob- jeto particular. V. AS ESFERAS DE TROCA A descrição das estratégias de s i ngu l a r i zação de con s umi - dores e do colecionador nos conduz ao debate sobre os sis- temas de valor que geram essas trocas e trajetórias dos objetos. A forma de obtenção de objetos passa também pelas relações pessoais e não pela compra habitual como fazem to- dos os consumidores. O colecionador obtém kits promocionais completos ou garrafas comemorativas.

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