Revista da ESPM MAR-ABR_2007

104 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Coca-Cola por seus consumidores Es sas es f e ras d ive r sas , pe l as q u a i s c i r c u l am o s o b j e t o s , t ranspa r ecem, po r exemp l o , na entrevista do colecionador quando es t e man i f es t a ce r t a dificuldade em definir o valor de certos objetos. Uma mesma garrafa pode ter um preço no mercado de antiguidades. Mas, ao termos um colecionador interes- sado por esta garrafa, o preço pode ser elevado. Esta questão fica mais evidente no momento em que o colecionador fala da dificuldade de valorar os objetos de sua coleção quando precisa fazer um seguro. O preço monetário não corresponde, necessariamente, ao valor do produ- to na rede de colecionadores ou de antiquários e esse preço pode ainda mudar em função de quem estiver interessado pelo objeto. Para abordar esta questão, utilizaremos a noção de esferas de troca tal como é descrita por Kopytoff (2003). A dificuldade implícita está em encontrar valores de equivalência para objetos em esferas de valor di- versas. Ou seja, especialmente para as coisas mais singularizadas que comoditizadas, como atribuir um valor comparativo a outros objetos igualmente singulares? Para Kopytoff, ao lado da troca monetária, outras esferas de troca O colecionador fala da dificuldade de valorar os objetos de sua coleção quando precisa fazer um seguro. A dificuldade implícita está em encontrar valores de equivalência para objetos em esferas de valor diversas. encontram-se em operação em nossa sociedade, comoados favorespolíticos. Entretanto, nas sociedades complexas, estamos diante de um pluralismo e um relativismo no que concerne ao mar- cador de valor dos bens e serviços. O resultado é um debate recorrente entre indivíduos e grupos para determinar a esfera de valor mais adequada a cada caso. Assim, a singularidade de um dado objeto não seria determinada por sua posição em um sistema de troca, mas pelas entradas e saídas contínuas que este pode realizar da esfera de mer- cado, seguidos de entradas na esfera do singular. Todo objeto terá seu status de troca cercado de ambigüidade. Esta só se reduziránomomentoda trocamone- tária, diante do denominador comum do dinheiro. No caso dessa pesquisa, os exemplos dadosconfirmame ilustramessaplurali- dadedeesferasde trocaeessaconstante ambigüidade do status dos objetos tal como descrito por Kopytoff. A seguir, tentaremos descrever, a partir dos rela- tos, os diferentes sistemas de valor aqui envolvidos e seu cruzamento com as biografias dos objetos repertoriados. AS ESFERAS MONETÁRIA E PROMOCIONAL Nesta esfera, Coca-Cola é sem dúvida uma mercadoria, com equivalência clara a um valor monetário. É o espaço da venda habitual da mercadoria, em supermercados, bares e restaurantes. Coca-Cola pode também encontrar-se nesse espaçonãomais como refrigeran- te, mas como objeto à venda em an- tiquários e comerciantes de coleções. Nesta esfera, mesmo não sendo mais umrefrigerante,mas comoumobjetoà venda em antiquários e comerciantes de Foto: Stockfotos/Corbis Lippmann/photocuisine/Corbis/LatinStock

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