Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Roberta Dias Campos 105 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M de coleções. Nessa esfera, mesmo não sendomais um refrigerante, Coca-Cola, mesmo sendo garrafa vazia ou item promocional, torna-se,novamente,uma mercadoria. A esfera promocional está em relação com a esfera monetária, posto que o valor de um dado prêmio é convertido em provas de compra que, por sua vez, correspondem a um valor monetário. Mesmo que os objetos não possam ser comprados, diretamente com dinheiro, eles encontram-se em relação com a arena do mercado. Essa esfera só existe emperíodos curtos, enquanto duramas promoções. Quando elas terminam, o valor dos itens promocionais será regido por outras esferas. A ESFERA DA HISTÓRIA PESSOAL Alguns objetos são investidos de um valor pessoal epor isso tornam-se singu- lares. São o registro de uma história, de um percurso de vida. Neste momento, os objetos estão no ponto máximo do processo de singularização. Falamos aqui dos objetos guardados como lem- brança de infância, das coleções que enfeitam o quarto, dos brinquedos com carga afetiva. A ESFERA DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA Esta esfera consiste na colocação dos objetos como elementos de troca por favores ou concessões especiais por parte dos funcionários da empresa Coca-Cola ou pessoas próximas ao universo da bebida. Um funcionário que oferece uma garrafa comemorativa a colecionadores ou brindes a um consumidor não pede dinheiro em troca, mas simfidelidade, condições especiais de venda em um supermercado, empréstimos de ob- jetos pelos colecionadores no futuro. Existe uma esfera particular aos colecionadores onde os objetos de coleção tornam-se uma espécie de moeda dentro de uma relação de colaboração mútua. É uma esfera de troca de favores. Um funcionário que dá uma garrafa comemo- rativa para o colecionador ou brindes a um consumidor não pede dinheiro em troca, mas sim fidelidade.

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