Revista da ESPM MAR-ABR_2007

108 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Coca-Cola por seus consumidores DESJEUX , D., « La méthode des itinéraires. Une approche qualitative pour comprendre la dimension matérielle, sociale et culturelle de la consommation. Le cas du Danemark », in Actes de la 5ème journée de Recherche en Marketing de Bourgogne: distribution, achat, consommation, Dijon, nov. 2000. GARABUAU-MOUSSAOUI , I., DESJEUX , D. (dir.), Objet banal, objet social : les objets quotidiens comme révélateurs des relations sociales, Paris, l’Harmattan, 2000. KOPYTOFF , I., “The cultural biography of things: commoditization as a process”, in APPADURAI, A (éd.), The Social Life of Things: Commodities in Cultural Perspective, Cam- bridge, Cambridge University press, 2003. LABURTHE-TOLRA , P., WARNIER , J-P., Ethnolo- gie Anthropologie, Paris, Quadrige, PUF, 1993. MILLER , D. (éd.), Material culture and mass consumption, Oxford, Basil Blackwell, 1987. MILLER , D. (éd.), Material cultures: why some things matter, Chicago, The University of Chi- cago Press, 1998. MILLER , Daniel (éd.), “Coca-Cola: a black sweet drink from Trinidad”, Material cultures: why some things matter, Chicago, The University of Chicago Press, 1998a, pp. 169-188. WARNIER , J-P (dir.), Le paradoxe de la marchan- dise authentique : imaginaire et consommation de masse, Paris, L’Harmattan, 1994. WARNIER ,J-P,Construire la culturematérielle : l’homme qui pensait avec ses doigts,Paris,PUF,1999. BIBLIOGRAFIA ou esferas mais singularizantes, como a das histórias pessoais. Por meio dessa manipulação de objetos em suas trajetórias, ao longo de diferentes esferas, os indivíduos buscam se singularizar, manipulando umprodutopercebidocomoemblemá- tico (Miller, 1998a) e de massa, para colocá-lo no fundinho das caixas de lembranças, onde, ali, Coca-Cola é de cada um e de mais ninguém. Objetos Coca-Cola realizam sua trajetória, partindo da mercadoria de massa para o espaço singular e único das existências individuais. ES PM ROBERTA DIAS CAMPOS Professora e chefe de departamento de marketing da ESPM / RJ. Mestra e doutoranda pelo COPPEAD e Paris V / Sorbonne. Foi gerente de produto nas empresas Coca-Cola e Ceras Johnson.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx