Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Consumir é pecado? PARTICIPANTES CLOVIS DE BARROS FILHO Coordenador do curso de Mestrado da ESPM FRANCISCO GRACIOSO Presidente da ESPM JEAN-LUC FOBE Neurologista MARIO RENE SCHWERINER Coordenador do curso de Ciência do Consumo da ESPM PAULO SECCHES Presidente da InterScience RICARDO CARVALHO Diretor do Portal Mercado Ético de Sustentabilidade ROBERTO DUAILIBI Sócio-diretor da DPZ J. ROBERTO WHITAKER PENTEADO Moderador R eunimos – para a mesa-redonda desta edição – um grupo (bastante heterogê- neo) de especialistas sobre diversos aspectos do tema em pauta, consumo: publicitários, profissionaisdemarketing, professores, um jornalista e ummédico neurologista. Para eles, foram expostas questões como: Como entender o fenômeno do consumo humano? Como funcionam os mecanismos de estímulo à compra? Como explicar a globalização de certos hábitos? Especialmente, como entender o fenômeno do consumo num país como o Brasil, com diferenças sociais tão grandes? Será possível mudar os valores sociais de tal forma que bens es- pirituais substituamaposseouconsumo materialista? E, até mesmo: consumir é pecado? Previsivelmente,otemageroupolêmicae – algumas vezes – discussões acaloradas. Os resultados, contudo – como você poderá ler, nas páginas seguintes – foram enriquecedores, pela própria diversidade de opiniões. Se não se obteve completo consenso,houveconcordânciaemalguns princípios gerais, e foram levantadas muitas dúvidas e questões que poderão, ainda, contribuirdemaneirapositivapara um debate que se torna cada vez mais importante – e urgente. JRWP 111 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M J. ROBERTO WHITAKER PENTEADO ROBERTO DUAILIBI FRANCISCO GRACIOSO RICARDO CARVALHO

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