Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Consumir é pecado? porque não terá conseqüência social primitiva, nem aplauditiva. Parto sem- pre do social, porque a sociedade é lógica e cronologicamente anterior ao sujeito que nela é forjado. Uma mudança de comportamento exigiria uma mudança de consciência social - concordando com o Mario. Só as- sim a sociedade aplaudirá um tipo de comportamento e dará vaias a outro. Pelomedo da vaia ou pela alegria que traz o aplauso conseguir-se-ámudar o comportamento. JEAN – O tema básico foi “consumo é pecado?”. Então, primeiro, qual é o alvo do consumo? Melhorar o padrão, as condições da sociedade? Se for, per- feito; o consumo deve ser estimulado. Na França, por exemplo, há a nouvelle cuisine e a ancienne cuisine . Os nutri- cionistas, no final da década de 60, se reuniramedecidiram:“vamosfazeruma dietasaudável”.Ecriarama nouvellecui- sine .Aspessoaspassarama tercolesterol baixo, sem problema cardíaco, e mais magras. E têm sucesso. Então, o alvo do consumo é a melhora ou a destrui- ção da sociedade? Ou significa trazer mais dinheiro para o bolso de alguns empresários?Aí que entramo consumo “OS ESTÓICOS ACHAVAM QUE A ELEVAÇÃO ESPIRITUAL VEM COM O SOFRIMENTO.” Diogenes Casting away his Cup - Salvator Rosa 121 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M

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