Revista da ESPM MAR-ABR_2007

131 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M (36%), argentinas (27%) e holandesas (25%). Tudo indica que esta situação está relacionada a preceitos da cultura popular que constrói alguns valores de atratividade física, muito distantes do que é possível encontrar na sociedade industrial contemporânea. O estudo revelou também que as mulheres têm consciência disso e resistem a essa imposição. Umdado relevante, prove- niente da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética revela que Estados Unidos, México e Brasil lideramo ranking mundial de cirurgia plástica no mundo. Mulheres concordam fortemente que “os atributosdebeleza femininaganha- ram uma definição muito estreita no mundo atual.”Aomesmo tempo, uma vasta maioria também queria que a beleza feminina fosse retratada na mídia como se consistisse em mais do que simples atratividade física, e concorda que amídia e a propaganda estabelecempadrões irreais de beleza que a maioria das mulheres jamais conseguirá alcançar. É possível, segundo o estudo, que as mulheres respondam de maneira muito positiva a uma idéia de beleza feminina com múltiplas nuanças e facetas. As mulheres entrevistadas concordam fortemente que a beleza inclui itens muitomais fortes e profun- dos do que aquilo que uma pessoa é em comparação com a presença pura e simples da atratividade física. Para elas, a beleza da mulher é derivada muito mais de atributos como gen- tileza, confiança, dignidade, humor e inteligência. Outra constatação interessante é que qualquermulher pode ser detentora de beleza, sendo que muitas concordam fortemente que “toda mulher possui algoque seja belo” e que “umamulher pode ser bela com qualquer idade”. As mulheres também exprimem um desejo de reivindicar esta idéia de uma MULHERES ENXERGAMA FELICIDADE COMO O COMPONENTE MAIS IM- PORTANTE DE BELEZA E CONCOR- DAM QUE SE SENTEM MAIS BELAS QUANDO ESTÃO FELIZES. beleza com mais nuanças, variedade e diversificação. Demaneira contundente, as mulheres tambémassociamesta idéia alternativa de beleza com bem-estar. Enxergam a felicidade como o com- ponente mais importante de beleza e concordam fortemente que “se sentem mais belas quando estão felizes e rea- lizadas em suas vidas”. Uma outra revelação curiosa é o fato de que as mulheres não somente pensamque a beleza leva à felicidade, mas vão mais longe: pensam que a própria felicidade é a beleza. PARA ELAS, A BELEZA DA MULHER É DERI- VADA MUITO MAIS DE ATRIBUTOS COMO GENTILEZA, CONFIANÇA, DIGNIDADE, HUMOR E INTELIGÊNCIA. AS MULHERES TAMBÉM EXPRIMEM UM DESEJO DE REIVINDICAR ESTA IDÉIA DE UMA BELEZA COM MAIS NUANÇAS, VARIEDADE E DIVERSIFICAÇÃO.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx