Revista da ESPM MAR-ABR_2007

132 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Case-study Finalmente, segundo os dados conclu- sivosdoestudo,asmulheresexpressaram odesejodequeesseentendimentomais complexo das nuanças de beleza seja reforçado através de representações de mulheres na cultura popular. Nisso, o papel da mídia é muito forte, já que é uma das grandes responsáveis pela veiculação desta imagem. Concor- Com base nessas constatações, o estudo revelou que seria necessário que a publicidade provesse às mulheres uma representação de be- leza altamente desejável e ao mes- mo tempo relativamente acessível e passível de ser alcançada. Na avaliação da própria Uni- lever, Dove possui a vantagem estratégica de ter sido pioneira no entendimento desse espaço. A pesquisa realizada identifica de maneira clara os componentes da nova beleza, incluindo felicidade, relacionamentos, auto-realização e auto-cuidado. Além disso, a nova beleza deve englobar diversidade de idade, etnicidade e aspectos físicos variados. Assim, é preciso expôr a atratividade física – e não simplesmente a estética – como essencial ao conceito dessa nova beleza natural, autêntica e presente na vida das mulheres. Sem esse componente, a nova beleza irá per- der sua autoridade e legitimidade. CONSIDERAÇÕES FINAIS Uma reflexão sobre a beleza do corpo, no âmbito da pesquisa feita por Dove, leva-nos a pensar na relação das pes- soas (e aqui o foco é a mulher) com seu próprio corpo. “Elo entre o indi- víduo e o coletivo, capaz de fortalecer os vínculos sociais tanto quanto a própria saúde e beleza do indivíduo” dam fortemente que gostariam de ver mulheres de formas, tamanhos, idades e etnias diferentes retratadas na mídia. Elas afirmamque admiramasmodelos, mas além delas, também querem ver mulheres comumente belas emulheres ativas em suas vidas cotidianas. A be- leza está na riqueza e na diversidade e não na padronização. FINALMENTE, SEGUNDO OS DADOS CONCLUSIVOS DO ESTUDO, AS MU- LHERES EXPRESSARAMODESEJODE QUE ESSE ENTENDIMENTO MAIS COMPLEXO DASNUANÇASDE BELEZASEJAREFORÇA- DO ATRAVÉS DE REPRESENTAÇÕES DE MULHERES NA CULTURA POPULAR. Fotos: divulgação

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx