Revista da ESPM MAR-ABR_2007
136 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Leit ura RECOMENDADA MARCOS FELIPE MAGALHÃES EXPLICANDO MARKETING SIMPLESMENTE Editora Qualitymark Rio de Janeiro – 2007 394 p. – R$ 65,00 O livro trata o tema de forma abrangente, e o autor aborda diversos assuntos: o papel do marketing nas empresas de qualquer gênero e tamanho, a sua contribuição e responsabilidade com a sociedade, a im- portância da integração com outras áreas de conhecimento, como utilizá-lo, entre outros. De forma simples e objetiva, a obra resgata as perguntas mais freqüentes que são feitas por pessoas de todas as áreas, e apresenta respostas que poderão servir tanto para leitores experientes no mercado, iniciantes na profissão, estudantes, além dos consumidores que queiram entender seu relacionamento com o marketing. MARCOS FELIPE MAGALHÃES exerceu cargos executivos em grandes empresas internacionais; é sócio do Instituto Brasileiro de Marketing e Inteligência de Negócios – IBMIN e professor universitário. Mestre emAdministração pela PUC–Rio com ênfase emMarketing, com doutorado em estratégias competitivas no programa de Engenharia de Produção da COPPE-UFRJ. CRISTINA GIÁCOMO TUDO ACABA EM FESTA Editora Summus São Paulo – 2007 112 p. – R$ 24,90 De nada adianta lotar um evento se a satis- fação não estiver estampada no rosto dos participantes. Seja um megacongresso ou um simples batizado, é a qualidade que faz a diferença. Organizadora de eventos há três décadas, Cristina Giácomo partiu dessa premissa para escrever o livro Tudo acaba em festa . A obra, uma das poucas brasileiras sobre o tema, mostra que o sucesso de um evento está diretamente relacionado ao seu planejamento. Saber planejar e executar é fundamental para obter êxito, segundo a autora. “Na maioria das vezes, a organização e a execução têm caráter empírico, improvisado e assis- temático, o que gera confusão até mesmo de conceito”, afirma. Cristina define evento como um “acontecimento previamente planejado, a ocorrer num mesmo tempo e lugar, como forma de minimizar esforços de comunicação, objetivando o engajamento de pessoas a uma idéia ou ação”. CRISTINA GIÁCOMO é doutora em Comu- nicação pela PUC-SP, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e consultora de Relações Públicas da Voice Comunicação Empresarial. ABP E FGV DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO DA PROPAGANDA NO BRASIL Editora FGV Rio de Janeiro – 2007 272 p. – R$ 40,00 A Associação Brasileira de Propaganda, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, editou, em abril deste ano, o Dicionário Histórico-Biográfico da Propaganda no Bra- sil. Coordenado por Alzira Alves de Abreu e Christiane Jalles de Paula, o livro traz verbe- tes biográficos de personagens que tiveram destaque na propaganda brasileira a partir de 1937, quando foi fundada a ABP. São, no total, 210 biografias, além de verbetes temáticos referentes a agências, associações, legislação e periódicos em 272 páginas. A capa tem direção de arte de Marcello Serpa, da AlmapBBDO. O livro tem por meta recuperar a história da propaganda no Brasil e está prevista uma segunda edição incluindo mais nomes de publicitários mais jovens, que já são destaques em suas áreas de atuação. “Muita coisa mudou nesses 70 anos, desde a criação da ABP. Tínhamos a obrigação de documentar as instituições, os profissionais e as empresas que construíram essa história antes que os perdêssemos de vista”, declara Adilson Xavier, presidente da ABP.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx