Revista da ESPM MAR-ABR_2007
137 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M JOÃO GOMES FILHO DESIGN DO OBJETO: BASES CONCEITUAIS Editora Escrituras São Paulo – 2007 256 p. – R$ 64,90 O livro tem, como fundamento, a experiên- cia prática e didático-pedagógica do Prof. João Gomes Filho na área de design, em cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como atuando como consultor. Define e conceitua as diversas especialidades e áreas de atuação do design na atualidade, como em design do produto, de moda, gráfico, de ambientes e conceitual, entre outros. Reflete os estudos sobre produtos industriais das mais variadas vertentes, com o necessário e cuidadoso balanceamento entre elas, em razão da natureza e do tipo de cada produto tratado. De maneira sintética, o autor es- tabelece critérios, parâmetros, atributos e qualidades desejáveis, traduzindo em ob- jetos com padrão de excelência em termos funcionais, operacionais, ergonômicos, tecnológicos, estéticos, simbólicos, dentre outras perspectivas. JOÃO GOMES FILHO é designer industrial pela FAAP, mestre em Estruturas Ambientais Urbanas e doutor emArquitetura e Urbanis- mo pela FAUUSP, professor e Coordenador de Design do Produto e Design Gráfico em cursos de Graduação e Pós-Graduação e consultor. Autor dos livros Gestalt do Objeto: Sistema de Leitura Visual da Forma e Ergono- mia do Objeto: Sistema Técnico de Leitura Ergonômica, da mesma editora. ROBERTO CORRÊA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING Uma visão global Editora Saraiva São Paulo – 2006 280 p. – R$ 53,00 Segundo a Associação Brasileira de Agên- cias de Publicidade (ABAP), o Brasil é a 12 a economia do mundo e a 3 a em investimento publicitário, o que demonstra a importância do setor no país. Inicialmente desenvolvido como trabalho de tese de doutorado do autor, o livro concilia dois mundos paralelos: o acadêmico e o de negócios. A obra apresenta um panorama da comunicação publicitária, desvenda os meandros da comunicação global e aborda as dificuldades estratégicas enfrentadas pelas empresas etnocêntricas e suas pos- síveis soluções. ROBERTO CORRÊA é professor da ESPM, doutor em Administração de Empresas pela FGV e formou-se em Economia pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Exerceu, também, cargos executivos em importantes agências de propaganda. GERALDO CASTELLI GESTÃO HOTELEIRA Editora Saraiva São Paulo – 2006 608 p. – R$ 115,00 O livro aborda de forma descritiva e didática o cenário da empresa hoteleira, em seus aspectos gerenciais e operacionais. É leitura importante para todas as pessoas que se dedicam à hotelaria e que entendem como desafio a atualização para o aperfeiçoa- mento da arte de bem receber. No mundo moderno, a gestão de hotéis, com qualidade, é uma questão de sobrevivência. Não se pode mais duvidar de que o trabalho feito com conhecimento, com técnica e com atitudes profissionais condizentes resultará, para o hotel, num aumento de produtividade e de competitividade; condição imprescin- dível de sua sobrevivência. O autor procura demonstrar como tornar ágil e eficiente a gestão de um hotel. GERALDO CASTELLI é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Fribourg, Suíça, e tem 30 anos de vivência profissional na área do Turismo. É coorde- nador de Planejamento da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul, membro do Conselho de Administração de Empresas de Turismo e vice-presidente da Associação dos Dirigentes das Escolas de Turismo e Hotelaria.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx