Revista da ESPM MAR-ABR_2007

16 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Consumo - esfera de manipulação ou de liberdade? Comefeito,22 pessoas ficaram feridas quan- do cerca de 6 mil consumidores tentaram entrar numa loja da Ikea num subúrbio em Londres.Erameia-noite de 9 de fevereiro,e a loja planejara uma liquidaçãoque duraria 24 horas, amplamente divulgada nos meios de comunicação.Os preços erambons demais para seremdesprezados.As pessoas acorre- ramde todo canto e,não encontrandomais lugar no estacionamento da loja, largaram seus carros na North Circular, uma espécie de Marginal que rodeia Londres. Conges- tionamentos tomaram conta do local. Perto da loja, criou-se uma fila quilométrica, que começara às dez da manhã. Na hora da abertura das portas, porém, não havia ESFERA DE MANIPULAÇÃO OU DE LIBERDADE? Um olhar da Psicologia sobre a influência da publicidade no comportamento do consumidor apenas uma,mas várias filas.Houve correria para entrar,empurra-empurra,disputas,piso- teamentos.A loja teve de fechar 45minutos depois que abriu. Vários consumidores foram parar em hospitais. Pessoasmais esnobes,na Europa,costumam se referir com desprezo aos móveis da Ikea, questionando a qualidade dos produtos e a vulgarização dos estilos. Outras pessoas, em viés político, lamentam a uniformização que a poderosa rede promoveria em várias partes domundo.A Ikea estaria produzindo uma espécie de “fast home” com seus “McMóveis”. Alcino Leite Neto, Folha de S. Paulo , 14/2/2005. A REVOLUÇÃO DA CLASSE MÉDIA A notícia ganhou destaque na im- prensa britânica. “Loja da Ikea fecha depois que caçadores de ofertas pro- vocam caos”, dizia o título da vasta reportagem do The Times. Fotos: divulgação IKEA

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx