Revista da ESPM MAR-ABR_2007

22 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Consumo - esfera de manipulação ou de liberdade? A PERSPECTIVA DA PSICOLOGIA O consumo não era diretamente um tema de estudo da Psicologia. Porém, como tem afetado o com- portamento humano e as relações sociais, despertou o interesse dessa ciência, sendo analisado, principal- mente, pela Psicologia Econômica e pela Psicologia Social. O interesse dos psicólogos por te- mas relacionados à vida econômi- ca é compreensível no panorama contemporâneo, marcado pela transformação de valores, esta- belecimento de novos mercados e tendências globalizantes. As identidades sustentam-se cada Consu o - esfera de manipulação ou de liberdade O retrato satírico queVeblen fazia da concepção hedonística do homem, que responde passivamente aos estímulos externos, era persuasivo, quando contrastado com o modelo ativamente inteligente do Homem em Psicologia. Consumo - esfera de manipulação ou de liberdade? vez mais na posse e exibição de bens materiais. Crescem as preocupações com a patologia do comprar compulsivo. A Psicologia Econômica define-se como a aplicação de princípios e métodos psicológicos a eventos econômicos da vida cotidiana. In- clui o estudo do comportamento do consumidor, focalizando como as pessoas escolhem produtos, serviços e marcas, como gastam seu dinheiro e satisfazem a seus desejos (Van Raaij, 1998). As metas e objetivos dos primei- ros psicólogos econômicos eram reestruturar completamente os fundamentos da Economia. O retrato satírico que Veblen fazia da concepção hedonística do homem, que responde passiva- mente aos estímulos externos, era persuasivo, quando contrastado com o modelo ativamente inteli- gente do Homem em Psicologia. Essa meta ambiciosa fracassou, pois o paradigma econômico não é fácil de refutar (Van Raaij, 1999). Embora o termo tenha sido utili- zado pela primeira vez em 1881, por Gabriel Tarde, a Psicologia Econômica surgiu como disciplina a partir dos trabalhos de Katona (Katona, 1975), estabelecendo- se na Europa em 1976, com a fundação da IAREP (International Association for Research on Eco- nomic Psychology). Seguiram-se a realização de conferências anuais e a publicação regular do Journal of Economic Psychology. Fotos: divulgação

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