Revista da ESPM MAR-ABR_2007

Marketing e Comunidades: do discurso ao diálogo sua importância no contexto do uso da internet brasileira, apontar as característi- cascomunsdealgumaspráticasbem-su- cedidasnoBrasilenoexterioreespecular sobrepossíveisameaçaseoportunidades para diversos aspectos da comunicação mercadológica tradicional. COMUNIDADES: O VIRTUAL E O REAL Comunidades on-line são constituídas por grupos de pessoas com interesses comuns, que se comunicam princi- palmente (mas necessariamente não “exclusivamente”) através de redes de computadores. É importante frisar que esses grupos já existiam antes da ex- plosão comercial daWorldWideWeb. Em 1993 Howard Rheingold publicou “TheVirtual Community”, obra na qual descreve suas reflexões a partir de suas experiências na WELL, um sistema de BBS e e-mail fundado em 1985. Rheingold sugeria que a comunicação baseadaemcomputadoreseracapazde criar uma nova forma de sociabilidade, que ele denominou de “comunidades virtuais”, com relações sociais, pessoais epolíticasconduzidasporeparapessoas que participavamde redes de computa- dores (Rheingold, 1993). Infelizmente, o termo “comunidade virtual” carrega consigo um juízo de valor que pode prejudicar nossa com- preensão sobre o fenômeno, como se uma comunidade “virtual” fossemenos “importante” que uma comunidade “real” (Kozinets, 2002). Passada mais de uma década da reflexão original de Rheingold, parece claro que emmuitos casos, principalmente entre as pessoas mais jovens, essas comunidades “vir- tuais” podem ter umpeso tão grande na formaçãode suas opiniões sobreprodu- tos, pessoas e acontecimentos quanto a interação face-a-face das comunidades “reais”.Defato,umestudorecentemente divulgado peloCentro do FuturoDigital da Universidade da Califórnia mostra que 43% dos participantes destas comunidades reportaram que suas PARATANTO,VAMOS DEFINIR DE FORMA ADEQUADA O QUE CARACTERIZA ESTAS COMUNIDADES, QUANTIFICAR SUA IMPORTÂNCIA NO CONTEXTO DO USO DA INTERNET, APONTAR AS CARACTERÍS- TICAS COMUNS DE ALGUMAS PRÁTICAS BEM-SUCEDIDAS NO BRASIL E NO EX- TERIOR E ESPECULAR SOBRE POSSÍVEIS AMEAÇAS E OPORTUNIDADES. EM 1993 HOWARD RHEINGOLD PU- BLICOU “THE VIRTUAL COMMUNITY”, OBRA NA QUAL DESCREVE SUAS RE- FLEXÕES A PARTIR DE SUAS EXPERIÊN- CIAS NA WELL, UM SISTEMA DE BBS E E-MAIL FUNDADO EM 1985. 43% PARTICIPAM DE COMUNIDADES “VIRTUAIS” Foto: divulgação

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