Revista da ESPM MAR-ABR_2007

44 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 Hoje, a lealdade às marcas caiu bastante e é ameaçada ainda mais pelo preço. Muita gente sai de casa para comprar uma determi- nada marca e volta com outra pela qual pagou menos. A razão disto é muito simples: o desempenho das marcas concorrentes tornou- se muito parecido, devido aos avanços tecnológicos disponíveis para todos. Até mesmo a inovação ficou problemática, pois um novo produto é copiado imediatamente. Enquanto isso, cresceu na mente do consumidor a confiança pelas lojas ou supermercados de maior porte, de tal forma que nomes como Carrefour, Pão de Açúcar ou Casas Bahia têm, hoje, o poder de endossar a qualidade dos artigos que vendem. Se está nas pratelei- ras do Pão de Açúcar é implicita- mente de boa qualidade. Não é por outra que a Casas Bahia é hoje o maior revendedor de computa- dores, televisores, máquinas de lavar e outros eletrodomésticos. É evidente que esses grandes grupos varejistas conhecem a sua força e a utilizam como trunfo, nas nego- ciações com os seus fornecedores. Recentemente, o diretor de uma OUTRA CONSEQÜÊNCIA DA PER- DA DA LEALDADE ÀS GRANDES MARCAS TRADICIONAIS É O SUR- GIMENTODAS “HOUSE-BRANDS”, OU MARCAS PRÓPRIAS DAS GRANDES CADEIAS VAREJISTAS. OS MODISMOS, HÁBITOS E MAR- CAS SE DIFUNDEM HOJE ATRAVÉS DA INTERNET, VITRINES DE SHOP- PING CENTERS, EXPOSIÇÕES NOS HIPERMERCADOS, SHOWS DE MÚSICA POP, DESFILES DE MO- DAS, ESPETÁCULOS ESPORTIVOS, RODEIOS, EVENTOS E EXPOSIÇÕES ETC. ETC. Foto: divulgação Foto: Pão Music 2004 - Ivete Sangalo Por que nosso varejo virou o Bicho papão?

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