Revista da ESPM MAR-ABR_2007
48 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 O consumidor de baixa renda SUBCULTURAS E PRÉ-NOÇÕES Reconhecemos que dados socio- demográficos como faixa etária, classe socioeconômica ou sexo não dão mais conta de segmentar nosso público-alvo, muito menos dão condições para entendermos o consumidor. Contudo, na prática, ainda enxergamos o consumidor a partir de um modelo mental com base na racionalidade: preferimos as características passíveis de iden- tificação e mensuração. Estávamos acostumados a entender as subculturas como grupos que podem ser estudados ou até medidos estatisticamente. Isso é verdade. Mas o desafio é bem maior. As subcultu- ras possuem estilos de vida comuns e compartilham da mesma rede de valores, motivações e experiências. Na era do Marketing da Experiência, em que buscamos entender a alma do consumidor, precisamos abortar nossas pré-noções e mergulhar no universo de cada subcultura, se quiser- mos, de fato, compreendê-la. Ignorar nossas pré-noções não é uma tarefa fácil. Cada vez mais os profissionais de comunicação, marketing e administradores de empresas afirmam que só tomam decisões baseados em pesquisas e estudos de mercado. Mas de fato, muitos estudos são produzidos sobre o mercado e pouco pesquisamos sobre o consumidor. E mais raros ainda são os estudos que abordam o consumidor como ser humano, uma vez que o consumo nada mais é que uma materialização de alguns dos sentimentos, valores, aspirações e sensações do indivíduo. Nesse sentido, consumo é também uma das formas de expressão da alma humana. Os profissionais de marketing e comunicação sentem-se mais con- fortáveis emassumir a falta de conhe- cimento sobre novos mercados, lançamentos, inovações. Afinal é novo, não há razão para um conhe- cimento anterior. Mas o mesmo não acontece quando se trata de um público que é nosso vizinho: o consumidor de baixa renda. É quando nos deparamos com as nos- A DESCOBERTA DO BRASIL NO SÉCULO XXI: O CONSUMID OR DE BAIXA RENDA
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