Revista da ESPM MAR-ABR_2007

62 R E V I S T A D A E S P M – MARÇO / ABRIL DE 2007 compulsão por inovação, a fúria transformadora que substitui para- digmas, muitas vezes, de forma precipitada, jamais substituirão a necessidade de um olhar para trás, sem que isso tenha um sentido melancólico ou saudosista. Trata-se apenas de recuperar o caminho que as marcas fizeram até hoje para en- tender o alcance dos laços que elas poderão criar mais adiante com seus clientes e consumidores. Nós nunca tivemos um pendor regressivo e nostálgico para as- sessorar empresas na gestão de suas marcas. Embora tenhamos muito receio de mudanças brus- cas na relação das marcas com seu mercado, sabemos que elas somente são importantes por se tratar de supremas ferramentas de negócios, onde o mais impor- tante são os fluxos de caixa que elas ainda vão gerar. Em resumo: o respeito ao passado é uma ferramenta que alicerça o que elas poderão gerar de resultados no futuro, para suas empresas. Foi por esses motivos que resolve- mos virar a roda da história 45 anos para trás! E escolhemos a parte domercado que tem sido a maior responsável pela existência e desenvolvimento dos Marca alguma terá futuro sem olhar carinhosa e dedicadamente a sua história de relacionamento com clientes e consumidores. O futuro acontece amanhã, mas a alma que a marca projetará já está bem configurada em suas raízes.

RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx