Revista da ESPM MAR-ABR_2007
Cecília Russo e Jaime Troiano 63 MARÇO / ABRIL DE 2007 – R E V I S T A D A E S P M negócios de marcas: as mulheres. Os números variam um pouco, mas tudo indica que elas respondem por algo em torno de 70% das decisões de compra em nosso país. E tudo indica que não é algo brasileiro apenas. Umadas formas de estudar a convivên- cia de mulheres e marcas foi dirigir o olhar para a relação que a propaganda estabeleceu com elas. E usamos para isso ummaravilhoso “laboratório” que é o conjunto de 540 edições da revista que, desde seu lançamento, liderou a comunicação impressa para mulheres noBrasil: a revista Claudia .Apropósito, em outubro de 2006 a revista comple- tou 45 anos de existência. O apoio que recebemos da Editora Abril foi inestimável, ao abrir as portas do seu Dedoc para nossa empresa mergulhar na leitura dos milhares de anúncios das páginas de Claudia . Nunca é demais agrade- cer mais uma vez por esse apoio. E também para cumprimentá-los pela logomarca criada para o projeto e que ilustra também esse paper. O estudo que nossa empresa rea- lizou procurou mapear três áreas absolutamente interconectadas: • COMO A PROPAGANDA IMPRESSA EVOLUIU NESSE PERÍODO DE 45 ANOS. • DE QUE FORMA O RETRA- TO DA MULHER CONSUMI- DORA FOI CONSTRUÍDO. • E COMO AS MARCAS ACOMPANHARAM A MU- LHER CONSUMIDORA. O CONJUNTO DE 540 EDIÇÕES DA REVISTA CLAUDIA LIDEROU A COMUNICAÇÃO IMPRESSA PARA MULHERES NO BRASIL, DESDE SEU LANÇAMENTO. AO LONGO DE 30 DIAS, “INTER- NADA” NO DEDOC DA EDITORA ABRIL, NOSSA EQUIPE DE CINCO ANALISTAS LEU, OBSERVOU E AVALIOU 2.649 ANÚNCIOS! De todas as categorias de negócios anunciadas em Claudia , consi- deramos quatro que são muito presentes na revista: • ALIMENTAÇÃO, • MODA, • HIGIENE PESSOAL/BELEZA E • SERVIÇOS FINANCEIROS. Ao longo de 30 dias, “internada” no Dedoc da Editora Abril, nossa equipe de cinco analistas leu, obser- vou e avaliou 2.649 anúncios! Cada peça era submetida a um grid de leitura que identificava: • ASPECTOS FORMAIS DO ANÚNCIO. • COMO A MULHER CON- SUMIDORA FOI RETRATADA NELE. • COMO A PRÓPRIA MARCA APARECIA NESSE ANÚNCIO. • QUAIS AS PRINCIPAIS MENSAGENS RELACIONA- DAS AO SEU CONTEÚDO DE MENSAGENS. Todas as dezenas de milhares de inputs gerados constituíram um banco de dados que é o coração do nosso projeto. É dele que vêm todas as principais conclusões que apresentamos a seguir. Fotos de anuncios e logo fornecidos pela Editora Abril.
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy NDQ1MTcx